Reprodução assistida: confira as características físicas que os casais preferem na hora de escolher o doador

Pesquisa mostra que os brasileiros preferem importar sêmen de pessoas de olhos azuis e cabelos castanhos

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/08/2017

A dificuldade de engravidar atinge 1 em cada 10 casais no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde; Como forma de encontrar uma alternativa para infertilidade, muitos casais utilizam técnicas de reprodução humana assistida.

PUBLICIDADE

O Brasil conta com diferentes bancos de sêmen. No entanto, a legislação possibilita que as técnicas de reprodução humana assistida sejam realizadas também por meio da utilização de material biológico proveniente de doadores estrangeiros.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou o 1º Relatório de Importação de Amostras Seminais para Uso em Reprodução Assistida, como forma de apresentar as informações relacionadas à importação desse material biológico.

Para a criação do relatório, alguns critérios foram levados em consideração, como as características fenotípicas dos doadores de sêmen entre o período de 2014 a 2016 e o perfil dos solicitantes na mesma época. O estudo também considerou o perfil dos casais que solicitaram as amostras seminais e a região de envio das amostras.

Características de aparência

O fenótipo é o conjuntos de características relacionadas à aparência de uma pessoa, como a cor dos cabelos, dos olhos, formato das orelhas e nariz, altura e grupo sanguíneo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

As amostras seminais importadas no período de 2014 a 2016, foram obtidas de 362 doadores diferentes, das quais foram consideradas as seguintes características: etnia, cor dos olhos e cor dos cabelos.

Etnia

Em relação à etnia dos doadores, a maioria solicitadas por brasileiros é de brancos caucasianos (95%). Seguido pelos asiáticos com 21%, latina (18%) e multiétnicos (15%).

Cor dos olhos

Já entre a cor dos olhos, a preferência solicitada é a de olhos azuis (52%). Na sequência estão os olhos castanhos (24%), verde (13%), avelã (11%).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Perfil das pessoas que solicitam as amostras

Segundo os laudos médicos recebidos e analisados a solicitação das amostras seminais é realizada em sua maioria por: a) casais heterossexuais, sendo os maridos portadores de problemas de infertilidade, principalmente azoospermia (falta de espermatozoides no sêmen); b) por mulheres solteiras que desejam obter uma gestação independente; e, c) em um número menor de solicitantes, estão os casais homoafetivos de mulheres.

Região de envio das amostras

A pesquisa também analisou as regiões do País para onde as amostras seminais foram enviadas. No total, foram analisadas 1011 amostras, das quais 79% foram destinadas para a região sudeste, 10% para a região sul, 6% foi destinada à região nordeste e 5% para o centro-oeste do Brasil.