Dia das mães: 6 mensagens emocionantes para celebrar a data

Muito mais do que uma prova de amor, a maternidade é um exercício constante de empatia e altruísmo

POR KALEL ADOLFO - PUBLICADO EM 08/05/2019

O vínculo materno é um dos laços mais fortes que construímos em vida. No dia das mães, temos a oportunidade de ressaltar ainda mais a conexão que compartilhamos com as mulheres mais importantes de nossa vida. Nos dando amor desde o início de nossa jornada, e formando parte de nossa identidade, a figura materna é primordial na construção do ser humano.

PUBLICIDADE

Sendo biológica ou não, basta ser mulher para desempenhar esse papel com maestria. Como forma de agradecimento, separamos seis mensagens emocionantes que homenageiam todas as mães nesta data. Veja a seguir:

1. O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível. (Marion C. Garretty)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

De acordo com a educadora parental Telma Abrahão, as crianças nascem totalmente dependentes do amor, cuidado e proteção das mães.

A especialista também conta que o instinto materno é sustentado por toda a vida, pois o amor de mãe é muito forte. E é esse afeto que também pode nos auxiliar nos momentos mais difíceis. Segundo Telma, um vínculo positivo já na primeira infância garante que aprendamos a conhecer o mundo de forma otimista, com mais resiliência, autoestima e capacidade de enfrentar os mais diversos desafios.

2. No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo. (Osho)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

Ser mãe é um processo de metamorfose. Telma Abrahão conta que a maternidade pode fazer com que a mulher deixe de viver apenas para si. "Seus desejos e vontades deixam de vir em primeiro lugar, por conta dessa nova vida que a acompanha", explica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

As necessidades de um bebê são abundantes, mudando toda a estrutura da vida da mãe. De acordo com a educadora parental, a entrega física e emocional é grande, e traz uma gama de sentimentos que, até então, a mãe desconhecia.

Preocupações inimagináveis começam a surgir. "Medo do filho adoecer, morrer, de que qualquer coisa ruim aconteça, preocupação em fazer o que é melhor, dar uma boa educação e pagar uma boa escola são apenas algumas delas. A vida nunca mais será como antes", afirma.

3. Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo. (Machado de Assis)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

Segundo Telma, o instinto materno é algo que está na essência dos seres vivos, pois até mesmo animais irracionais cuidam de suas crias, preparando-as para a vida. Por esse motivo, os humanos acabam sendo ainda mais altruístas com seus filhos, pois além de amar, também possuem racionalidade.

Entretanto, o altruísmo na maternidade, na maioria das vezes, é adquirido com o tempo. "Ao nos tornamos mães, passamos a sentir a dor de outras mulheres e crianças. Nos preocupamos com a criação de um mundo melhor, e isso nos faz enxergar o outro de forma muito mais clara", explica a especialista.

Essa é uma característica bastante individual, e não deve ser encarada como uma obrigatoriedade. É necessário respeitar os próprios limites e traços emocionais. A perfeição na maternidade é ilusória. Portanto, é importante aceitar a existência de erros e aprendizados diariamente nessa fase.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. Mãe de barriga ou mãe de vida, mãe desde sempre ou escolhida... Os tipos mudam, mas o amor não. (Anônimo)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

A impossibilidade de engravidar pode trazer grande dor emocional às mulheres, entretanto, a maternidade está dentro de cada ser. "Não existe mais ou menos mãe", reitera a educadora.

"Ser mãe é sinônimo de amar, criar, proteger, cuidar e preparar uma criança. Tudo isso independe de tê-la gerado ou não", afirma Telma.

5. Tudo aquilo que sou, ou pretendo ser, devo a um anjo: minha mãe. (Abraham Lincoln)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

A personalidade da mãe influencia na criação da identidade dos filhos. E por isso, é um desafio diário para as mulheres dar o seu melhor para educar as crianças, já que todos possuímos limitações.

Telma diz que o caminho ideal (e mais desafiador) no momento de criar um filho, é ser firme e gentil simultâneamente. Para a especialista, educar é uma ciência que não nascemos sabendo. É necessário estudar para ser pai ou mãe. E isso torna as mulheres ainda mais especiais, ao conseguirem driblar expectativas e frustrações, a fim de entregar a melhor formação às suas crianças.

6. Ser mãe é descobrir que a maior alegria da vida é partilhar todo o seu amor. (Anônimo)

Mensagens para o dia das mães
Foto (Minha Vida)

Para exemplificar por que ser mãe é uma realização para muitas mulheres, Telma relembra uma frase: "Semente que não quer morrer, vira árvore". Segundo a educadora, a afirmação resume em poucas palavras a expansão da visão sobre a vida que a maternidade traz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

"A mulher que mergulha nesta nova fase adquire uma nova opinião sobre o futuro, sobre como lidamos com nossas próprias emoções e com os sentimentos alheios", diz. Além de despertar o amor mais profundo dentro de si, ser mãe proporciona um grande autoconhecimento.

"É como estar diante de um espelho, observando tudo o que precisamos melhorar em nós mesmas todos os dias. Passamos a olhar para nossas dificuldades, para nossas dores emocionais, e isso com certeza traz muito crescimento pessoal e realização", conclui.