Passar roupas no micro-ondas é seguro? Engenheiro responde

Mãe compartilhou jeito diferente de desamassar roupas de seu bebê; engenheiro desvenda se isso pode causar problemas ou acidentes

POR LARA DEUS - PUBLICADO EM 30/05/2019

Ficar de pé em frente à tábua de passar roupas cansa. Por isso, uma mãe compartilhou um jeito mais fácil e rápido de fazer as roupas do bebê ficarem lisinhas: colocá-las no micro-ondas. Será que isso funciona? Em seu post, Monique Fernanda garante que sim. Conversamos com um engenheiro elétrico para entender como isto acontece e se tem algum risco.

PUBLICIDADE

José Roberto Soares, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que o micro-ondas é feito para esquentar comida. Ele funciona pois gera ondas na mesma frequência de ressonância da molécula da água, agita suas moléculas e aquece os alimentos.

Post de Monique Fernanda
Post de Monique Fernanda

No caso das roupas, o aparelho funciona pois esquenta a água dos tecidos úmidos, gera vapor e desamassa da mesma forma que uma passadeira elétrica a vapor. No entanto, o especialista não descarta riscos.

"Do ponto de vista de utilidade, eu achei ótimo, mas do ponto de vista de risco... qualquer coisa que fuja ao controle pode acontecer", afirma ele.

Por isso, para diminuir os riscos, as dicas são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Cobrir zíperes, botões e mais partes metálicas
  • Não colocar roupas sintéticas junto com de algodão
  • Tomar cuidado de roupas sintéticas, que podem secar mais rápido e derreter ou queimar
  • Não colocar roupas secas, pois não haverá água para aquecer
  • Não deixar as roupas encostarem na parede interna do aparelho, pois podem queimar
  • Cuidado ao retirar as roupas do aparelho, pois estarão quentes