Remédios caseiros para engravidar: veja quais funcionam

Ginecologistas explicam se os chás naturais podem aumentar a fertilidade e dão dicas de como engravidar rápido e de maneira saudável

POR BÁRBARA CORREA - PUBLICADO EM 14/08/2019

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, dois em cada dez casais têm alguma dificuldade em ter filhos. Isso pode acontecer por motivos físicos, como baixa contagem de espermatozóides no sêmen, alterações hormonais, distúrbios da ovulação, ou por motivos psicológicos, como stress e ansiedade.

PUBLICIDADE

Por isso, é comum que mulheres busquem alternativas naturais e mais acessíveis para aumentar suas chances de engravidar rápido. Diversos grupos nas redes sociais começaram a surgir com dicas de remédios e tratamentos caseiros que podem aumentar a fertilidade.

O ginecologista, especialista em medicina reprodutiva e diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Roberto Antunes, explica se esses remédios caseiros para engravidar realmente funcionam. Confira abaixo:

Uxi amarelo para engravidar:

Esse tratamento é feito com a casca de uma árvore nativa da Amazônia, chamada Endopleura uchi. O chá de Uxi Amarelo é popularmente utilizado para tratamento de miomas, ovário policístico, inflamação uterina, candidíase, artrites e até infecções bacterianas. Por isso, o chá passou a ser utilizado como uma alternativa natural para aumentar a fertilidade.

Porém, segundo o ginecologista Roberto Antunes, não há nenhum estudo científico que comprove que o Uxi Amarelo pode ajudar na infertilidade. Além disso, os trabalhos sobre os efeitos anti-inflamatórios dessa casca são poucos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Unha de gato para engravidar:

Já a unha de gato é uma planta trepadeira, também nativa da Amazônia, que se tornou conhecida nas redes sociais quando muitas mulheres passaram a compartilhar que suas propriedades poderiam ajudar na fertilidade.

Essa planta possui compostos anti-inflamatórios, imunoestimulantes e até anticancerígena e, por isso, já é utilizada em tratamentos de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos.

Segundo o ginecologista, já existem diversos estudos que demonstram as propriedades anti-inflamatórias da planta, principalmente em doenças como a osteoartrite e a artrite reumatóide, porém também não há nenhuma pesquisa que comprove seu uso como um tratamento específico para casais que estão com dificuldades de engravidar.

Chá de Inhame para engravidar

O inhame passou a ser utilizado para ajudar na fertilidade devido a grande quantidade de diosgenina presente em sua composição. Essa substância é convertida na molécula DHE, que é responsável pela a síntese de vários hormônios como a progesterona, o estrogênio e a testosterona. Por isso, muitas pessoas passaram a associar essa função de equilibrar os níveis de hormônios à possibilidade de estimular a fertilidade.

Porém, Roberto alerta: "Não há conversão de diosgenina em DHEA no corpo humano. Além disso, o próprio uso do DHEA em pacientes inférteis é muito controverso, já que a maioria das publicações atuais sugerem que essa molécula não possui efeitos na melhora dos tratamentos relacionados à reprodução."

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Maca peruana para engravidar:

Esse vegetal nativo do Peru se tornou conhecido por aumentar o apetite sexual, promover mais energia, aliviar o estresse e ser fonte de vitamina E, importante para a produção de hormônios sexuais.

"Do ponto de vista científico, embora promova a melhora da qualidade do sêmen, as evidências de que a Maca Peruana pode ajudar a engravidar são pobres e não existe uma dose descrita que possa ser utilizada", comenta o ginecologista

Água agoniada para engravidar:

O chá feito com a planta Agônia ou Jasmin-Manga é conhecido por regular o ciclo menstrual e ajudar na estabilidade das taxas hormonais e, por isso, também é utilizado por mulheres que desejam engravidar.

O ginecologista Roberto Antunes comenta que, do ponto de vista científico, não há relatos sobre seu uso em cólicas menstruais, nem em tratamentos para infertilidade.

Garrafada para engravidar:

Por fim, o especialista em medicina reprodutiva comenta sobre a garrafada, outro tratamento caseiro utilizado para ajudar a engravidar mais rápido. "Garrafadas são misturas de ervas que são muito populares no Norte e Nordeste do país. Contudo, não há normatização em sua composição, nem mesmo trabalhos científicos que comprovem seus benefícios para o tratamento da infertilidade tanto no homem, como na mulher."

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dicas para engravidar rápido que funcionam

Mesmo que esses tratamentos possuam pouca ou nenhuma evidência científica, ainda existem outras medidas acessíveis que podem ser feitas em casa para ajudar o casal a engravidar mais rapidamente e de maneira saudável. O especialista em reprodução humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Rodrigo da Rosa Filho, cita algumas recomendações:

Dieta para engravidar

Rodrigo afirma que tanto a obesidade quanto a magreza extrema podem ser prejudiciais à fertilidade. Por isso, recomenda a dieta low carb para aumentar as chances de gravidez. "Deve-se evitar doces e carboidratos refinados, como farináceos (pão, macarrão, massas, bolos, etc) e aumentar a ingestão de gorduras poli-insaturadas e ricas em ômega 3 ( salmão, atum, abacate, castanhas, amêndoas)."

Suplementos Nutricionais

O especialista em reprodução humana cita a importância do ácido fólico antes da concepção: "O ácido fólico age evitando alterações do sistema neurológico do bebê e deve ser administrado em todas as mulheres com desejo reprodutivo. Muitas usam por diversos meses e quando a gestação não acontece, abandonam a suplementação, aumentando o risco de deficiência."

"Outras vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, podem melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozoides. Mais recentemente, muitos estudos mostraram também a importância da vitamina D para melhorar a fertilidade e diminuir riscos de aborto precoce e pré-eclâmpsia", comenta Rodrigo.

Mudanças no estilo de vida para engravidar rápido

Segundo Rodrigo da Rosa, a atividade física ajuda no controle de peso, na regulação dos hormônios e controlam a ovulação e produção de espermatozoides. Porém, alguns esforços físicos intensos como maratonas devem ser evitados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, é importante reduzir a carga de estresse. "Quando os pacientes sentirem que estão muito estressados, ou que o desejo de gravidez é grande demais e o bebê que ainda não veio está causando sofrimento exagerado, devem procurar técnicas de relaxamento como ioga, acupuntura, medicina chinesa, lazer, esporte ou apoio psicológico. Seja qual for a escolha, diminuir essa sobrecarga emocional facilitará a gestação", recomenda o especialista em reprodução humana.