17ª semana de gestação: sistema respiratório em formação

O desenvolvimento do bebê está a todo vapor e nos próximos dias você pode começar a sentí-lo com mais frequência

POR HELOISA FREITAS - PUBLICADO EM 31/01/2020

Seu bebê

Com 17 semanas de gravidez seu bebê estará medindo aproximadamente 11,6 centímetros e pesando em torno de 100 gramas. Seu tamanho é equivalente a uma pera grande.

PUBLICIDADE

Sua pele ainda é bem fininha e conta com a presença do lanugo, pelos macios que recobrem o bebê. A ginecologista e obstetra Mariana Rosário afirma que nessa fase o feto já tem pulmão com traquéia, brônquios e bronquíolos. Mas os alvéolos ainda não estão formados e o sistema respiratório só estará pronto por completo com 35 semanas.

"O bebê já tem o esboço dos dentinhos que vão aparecer no osso do maxilar e o cálcio vai aumentando a deposição nos ossos, os tornando mais fortes", explica.

Os órgãos sexuais já estão formados por completo. Seu bebê já possui reflexos e provavelmente você já começará a sentir os movimentos do bebê dentro de você. Caso ainda não o sinta, não se preocupe, pois é normal.

O bebê está ganhando tecido adiposo, com gordura, para conseguir manter o seu calor corporal. Seu sistema nervoso ainda não está completamente formado, então ele ainda não consegue perceber a presença de luz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sua gravidez

As hemorroidas na gravidez podem aparecer devido à pressão intra-abdominal que a gestação causa. Caso seja seu caso, você pode cuidar do desconforto com pomadas específicas de acordo com a orientação do seu médico. Além disso, busque adotar hábitos que ajudem a melhorar sua saúde intestinal.