2 meses de gravidez: características, sintomas e tamanho da barriga

O tempo avança e com isso começam os terríveis enjôos do segundo mês, que vai de 5 a 8 semanas

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 23/01/2019

O nome enjôo matinal não revela toda a verdade: ele pode durar o dia inteiro! As náuseas, que às vezes começam no primeiro mês, aumentam muito no segundo. São mais comuns de manhã, quando o estômago ainda está vazio. A salivação também aumenta, o que piora a sensação de ânsia de vômito.

Junto com tudo isso, vem a sensibilidade aos cheiros. Ou até a um simples pensamento sobre comida: enquanto você fica louca por algumas receitas, só de pensar em outras tem vontade de pôr o fígado para fora. O grande culpado de tudo isso são os hormônios. Faça várias pequenas refeições por dia e respire fundo, que vai passar.

No primeiro trimestre, também é comum sentir sonolência ou ficar irritada por bobagens. Os hormônios têm a ver com isso também, mas a principal causa é a diminuição dos níveis de glicose no seu sistema nervoso.

Quando esses sintomas atrapalham a sua vida, o médico pode receitar medicamentos para ajudar.Como este é um período crítico para o desenvolvimento do bebê, é fundamental evitar álcool, remédios, drogas, cigarro (até a fumaça!) e tratamentos estéticos.

Não se estresse se o ponteiro da balança subir um pouquinho nessa fase. Ou descer: é comum algumas mulheres emagrecerem nessa fase por causa dos vômitos. Também é normal espinhas aparecerem no rosto ou nas costas. Os hormônios da gravidez deixam a pele mais oleosa, facilitando a acne. Isso deve melhorar no quarto mês e, depois que o bebê nascer, some de vez.

A essa altura, seu útero está com o tamanho de uma laranja e você pode sentir sua barriga aumentar. Se for a primeira gestação, dificilmente a barriga aparece agora. Se os seios estiverem pesados e doloridos, use um sutiã reforçado para segurar a onda.

PUBLICIDADE

O que fazer com 2 meses de gravidez:

  • Programar-se para fazer pequenas refeições ao longo do dia, ajudando a combater os enjôos
  • Ficar atenta a todas as bulas de remédios e cosméticos e fugir do que não é seguro para grávidas
  • Comprar sutiã confortável e reforçado para diminuir a sensação de peso nos seios
  • Marcar o quanto antes a primeira consulta pré-natal

1 mês | 3 meses