4 meses de gravidez: cansaço, o que comer e tamanho da barriga

Enfim um pouco de alívio: diminuem as náuseas e o cansaço entre a 13ª e a 16ª semana de gestação

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 23/01/2019

No segundo trimestre, que começa no quarto mês, os níveis dos hormônios abaixam um pouco e, com isso, você sente menos náuseas e cansaço. No entanto, a prisão de ventre pode aparecer. Isso porque os hormônios deixam o intestino mais devagar, ao mesmo tempo em que o útero o pressiona. Colocar mais fibras no prato ajuda a regular essa função.

No espelho, você vai notar as veias do peito mais dilatadas são aquelas linhas esverdeadas. É o seu corpo se preparando para a amamentação. Isso começou desde o primeiro dia de gravidez, mas agora que os sinais ficam aparentes: além das veias, as aréolas dos seios ficam mais escuras. Isso porque elas estão acumulando melanina, que torna a pele mais resistente. O quarto mês vai das 13 até as 16 semanas.

Nessa fase, o útero começa a sair da bacia. No início do mês, ele vai estar a oito centímetros abaixo do umbigo. No final, já vai ter crescido o dobro e você poderá senti-lo a quatro centímetros do umbigo. Essa variação é muito importante.

Durante as consultas de pré-natal, o médico começará a medir esse desenvolvimento para assegurar que o bebê esteja crescendo direitinho.A barriga vai começar a aparecer. Talvez você sinta os primeiros movimentos do bebê, embora o mais comum seja percebê-los na metade do quinto mês, principalmente se você é mãe de primeira viagem. No quarto mês, o ultra-som já pode identificar o sexo do bebê. Mas tenha em mente que o exame ainda não é 100% confiável.

Até o fim do segundo trimestre, é normal engordar por volta de três quilos. Você também vai notar os primeiros sinais de inchaço nas pernas. O melhor a fazer é aproveitar as horas de descanso para pôr as pernas para o ar, literalmente. Isso ajuda a circulação.

Nesse período, você também pode notar manchas escuras aparecendo no seu rosto, principalmente se você pega muito sol. Elas se chamam melasmas, e costumam desaparecer depois do parto. Mas às vezes ficam para sempre, por isso o melhor é prevenir. Use filtro solar até para dar uma voltinha na rua.

PUBLICIDADE

O que fazer aos 4 meses de gravidez:

  • Colocar mais alimentos integrais, frutas e vegetais crus no cardápio diário
  • Comprar filtro solar mais potente, de preferência com recomendação do dermatologista
  • Fazer os primeiros exames pré-natal, inclusive o ultra-som
  • Caso você não queira saber o sexo do bebê, deixe o médico avisado

Aos 4 meses o bebê já mexe?

O movimento do bebê costuma acontecer por volta de sete ou oito semanas. De acordo com a ginecologista e obstetra Kelly Alessandra Tavares, a movimentação ocorre por causa do início da atividade cerebral do bebê.

3 meses | 5 meses