Nasce primeiro bebê gerado com ovário congelado na adolescência da mãe

Jovem teve fragmentos do órgão congelados aos 13 anos, devido a tratamento que poderia prejudicar sua fertilidade

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/06/2015

Foi publicado na edição de junho da revista científica Human Reproduction o nascimento em novembro de 2014, na Bélgica, do primeiro bebê gerado graças ao congelamento de um ovário. O procedimento foi feito quando a mãe da criança tinha 13 anos, como prevenção para uma possível infertilidade futura, já que ela teria de se submeter à quimioterapia, para que ela pudesse se submeter a um transplante de medula.

PUBLICIDADE

A quimioterapia foi feita para enfraquecer o sistema imunológico da paciente, impedindo a rejeição da nova medula transplantada, e realmente seu outro ovário perdeu suas funções após o tratamento, e ela preciso ser submetida a terapia hormonal.

Quando a jovem estava com 25 anos, expressou vontade de ter filhos. Então, uma equipe médica do Erasme Hospital, Université Libre de Bruxelles, abandonou a terapia hormonal, descongelou o ovário retirado anteriormente e transplantou quatro fragmentos dele no outro ovário da paciente, além de ter colocado outros 11 fragmentos em outras partes do corpo dela.

Com o tempo, o tecido transplantado começou a reagir aos hormônios da moça, e em cinco meses ela começou a menstruar novamente e a ter ciclos regulares. Os folículos voltaram a crescer em seu ovário. Dois anos depois disso, ela engravidou naturalmente do marido e teve seu sonhado bebê.

O caso pode servir como esperança para mulheres que temem perder a fertilidade após tratamentos imunossupressores muito cedo. Até hoje, cerca de 40 bebês no mundo já nasceram graças a tecido ovariano congelado na idade adulta da mulher. No entanto, estudos ainda são necessários, principalmente porque a paciente já havia entrado na puberdade, apesar de não ter ainda menstruado. Não dá para saber se esse tipo de tratamento seria possível antes da puberdade começar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)