Gêmeos siameses unidos pela cabeça são separados nos EUA

Cirurgia durou mais de 20 horas e os gêmeos de apenas 13 meses permanecem bem

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 17/10/2016

Gêmeos em sala de cirurgia antes do procedimento - foto: divulgação/Facebook
Gêmeos em sala de cirurgia antes do procedimento

Há pouco mais de um ano, o nascimento de gêmeos siameses ligados pela cabeça transformou a vida dos pais Nicole e Christian McDonald. Na sexta-feira, 14 de outubro de 2016, uma complexa e arriscada cirurgia feita por médicos do Centro Médico Montefiore, em Nova York, nos Estados Unidos, conseguiu separar os gêmeos.

PUBLICIDADE

O procedimento liderado pelo cirurgião James Goodrich, especialista nesse tipo de cirurgia, durou mais de 20 horas. Os gêmeos Jadon e Anias McDonald compartilhavam uma área de 5 x 7 cm do tecido cerebral e James precisou dividi-lo "com base em seu instinto", já que não havia um plano definido.

O bebê Anias foi quem mais sofreu e durante a operação a taxa de seus batimentos cardíacos chegou a zerar diversas vezes. Segundo a mãe, no início da recuperação é possível que ele não consiga mover um ou ambos os lados do corpo, por causa da região do cérebro envolvida na cirurgia.

Apesar da cirurgia ter sido um sucesso, os irmãos ainda podem ter inchaço cerebral e acidente vascular cerebral (AVC) nos próximos dias. No mundo, esta é a separação de crânios número 59 desde a primeira registrada, em 1952.

Os pais dos gêmeos não pretendiam tornar o caso público, mas para precisavam de colaborações para a operação que custaria US$ 2,5 milhões (mais de R$ 8 milhões). Nicole McDonald fez uma publicação em sua rede social falando: "Os próximos meses serão críticos em termos da recuperação e não sabemos com certeza como Anias e Jadon vão se recuperar nas próximas semanas".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Confira o momento que os pais um dos gêmeos siameses separados pela primeira vez.

Gêmeos siameses Jadon e Anias McDonald antes da cirurgia - foto: divulgação/Facebook
Gêmeos siameses Jadon e Anias McDonald antes da cirurgia
Gêmeos siameses Jadon e Anias McDonald após a cirurgia - foto: divulgação/Facebook
Gêmeos siameses Jadon e Anias McDonald após a cirurgia