Se você tem um filho até um ano, sua voz pode estar diferente

Estudo constatou que as vozes de mulheres no primeiro ano após o parto ficam mais monótonas e com tom mais baixo

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 05/06/2018

A gravidez muda muito nosso corpo. Algumas mudanças são permanentes: há quem passe a usar sapatos maiores, por exemplo. Uma pesquisa de uma universidade britânica descobriu que a voz das mulheres que acabaram de ter um filho é alterada durante um ano. Depois, elas voltam ao normal.

PUBLICIDADE

Segundo a pesquisa, a voz das mulheres que tiveram um filho fica com tom mais baixo e mais monótona do que antes do parto. Para descobrir isso, os pesquisadores acompanharam 20 mulheres por um período de até cinco antes de ter um filho e também por cinco anos após o primeiro parto. Além disso, também mensuraram mais 20 mulheres que não tinham filhos e não pretendiam ter.

"Nossos resultados demonstraram que a gravidez tem um efeito masculinizador transitório e perceptível nas vozes das mulheres", conclui o resumo da pesquisa.

Segundo os autores, não é novidade que o tom de voz das mulheres varia durante o ciclo menstrual. No entanto, pesquisas anteriores nunca haviam encontrado mudanças significativas nesse aspecto durante a gravidez.

Fizemos um infográfico que explica o que acontece durante a gestação mês a mês. Veja ele nesta matéria.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)