Cientistas descobrem nova forma de aumentar chances de engravidar

Transar pouco tempo depois da última ejaculação pode potencializar o sucesso da fecundidade

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/09/2018

A qualidade do esperma é um dos fatores que podem levar a uma gravidez bem-sucedida. E para aumentar as chances de fertilização, muitos casais fazem grandes intervalos de tempo entre cada tentativa, a fim de potencializar o sêmen. Entretanto, segundo pesquisadores, esse costume está errado.

Para Da Li e XiuXia Wang, médicos no Centro de Medicina Reprodutiva de Shengjing, na China, a melhor forma de garantir uma boa fertilidade é esperando pouco tempo para transar após a última tentativa.

O sêmen que o corpo produz três horas após a última ejaculação é mais rápido e tem uma grande mobilidade, o que aumenta as chances da gravidez.

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores coletaram e analisaram o sêmen dos homens em dois períodos: Após dias sem ejacular e logo em seguida de uma ejaculação. Através da observação do volume e da mobilidade, os cientistas descobriram que o esperma originado de um curto período de abstinência movia-se mais rápido.

Através de uma técnica chamada espectrometria de massa, eles também calcularam a quantidade de proteínas no sêmen, especialmente as que participam de processos reativos com oxigênio, responsáveis por geração de energia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Essas proteínas foram principalmente afetadas no esperma expelido após dias de abstinência. Quanto maior o tempo de existência do esperma, maiores as chances dele ser danificado por processos biológicos, o que prejudica sua habilidade de formar um embrião saudável.

Conclusões

É aconselhável que os casais tenham sexo frequentemente no período de ovulação da mulher, mas que não esperem um longo período de tempo entre cada tentativa.