Com hiperlactação, mãe doa 2 mil litros de leite materno

Diariamente, norte-americana produz mais de 6 litros e passa o dia bombeando as mamas para doar o líquido

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/04/2019

Elisabeth Anderson-Sierra tem duas filhas e, desde a primeira gestação, sabia que produzia mais leite que o comum. Por causa da chamada hiperlactação, chega a produzir 6,6 litros por dia. Por isso, além de amamentar sua caçula de 6 meses, a mãe também bombeia o leite materno para congelá-lo e doar.

PUBLICIDADE

Ao todo, ela já doou mais de 2 mil litros de leite, e conta a rotina no Instagram. Elizabeth passa o dia com bombas nas mamas e armazena o líquido em seu freezer. O leite é doado para mães que não podem produzi-lo para seus bebês ou pais adotivos.

Com hiperlactação, mãe doa 2 mil litros de leite materno
Com hiperlactação, mãe doa 2 mil litros de leite materno

"Bombear as mamas não é divertido - é desconfortável e dói - mas é meu trabalho de amor. É mais do que um trabalho em tempo integral, mas é uma gratificação instantânea quando eu doo localmente porque vejo os bebês e vejo-os prosperando", explicou Elizabeth ao Daily Mail.

Como doar leite materno

Não é preciso ter hiperlactação para doar leite. No Brasil, as mulheres que desejam doar qualquer quantidade podem entrar em contato com os Bancos de Leite Humano. Eles são responsáveis por coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso. Há 219 BLHs e 196 postos de coleta por todo o país. Uma parcela deles até busca o leite doado em casa. Esses bancos de leite humano tratam o alimento recebido para que não haja nenhum tipo de contaminação à criança que irá receber.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Veja se há postos de coleta em sua cidade.

Nessa matéria, explicamos como preparar o seio, coletar e armazenar o leite antes de doá-lo.