Bebê de 2 anos morre de gripe na Austrália

Menino australiano foi infectado com vírus Influenza A e faleceu após internação; veja como se prevenir e as complicações possíveis

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 04/07/2019

O pequeno Elijah David Huynh, de 2 anos recém completos, faleceu no início da semana em decorrência do vírus Influenza A, da gripe. O menino morava na cidade de Karratha, na Austrália.

PUBLICIDADE

"Os efeitos devastadores do vírus Influenza A se espalharam como um incêndio durante a noite e sem sinais de alerta", afirmou seu pai, Derryn Huynh, em um post no Facebook.

O menino foi internado no hospital de Karratha, a pequena cidade onde morava. Depois, foi atendido por um serviço de ambulância aérea e faleceu no Hospital Infantil de Perth, outra cidade também na Austrália. Segundo o pai, "no final não havia nada que pudesse salvá-lo".

Foto que família de Elijah divulgou no financiamento coletivo para arrecadar dinheiro e pagar o tratamento
Foto que família de Elijah divulgou no financiamento coletivo para arrecadar dinheiro e pagar o tratamento

Desde maio, o hospital de Perth está alertando para que as crianças tomem vacina da gripe. Segundo a instituição, uma em cada três crianças que contraem a gripe são hospitalizadas e a maioria das internações hospitalares e mortes relacionadas à gripe ocorrem em crianças que antes eram saudáveis.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

No Brasil, a vacina da gripe está disponível na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Gripe é grave?

Se você é jovem e saudável, a gripe geralmente não é grave. Embora a gripe tenda a causar muito incômodo, ela geralmente desaparece em uma semana ou duas sem efeitos duradouros. Mas crianças e adultos de alto risco podem desenvolver complicações como:

  • Pneumonia
  • Bronquite
  • Crises de asma
  • Problemas cardíacos
  • Infecções de ouvido

A pneumonia é a complicação mais grave. Para adultos mais velhos e pessoas com doenças crônicas, a pneumonia pode ser fatal.