Dois bebês morrem por sarampo em São Paulo

Foram totalizadas 3 mortes pela doença no estado, sendo a primeira vítima um homem de 42 anos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 02/09/2019

Na última sexta-feira (30), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo anunciou a morte de dois bebês por sarampo na Grande São Paulo. Foram confirmados três óbitos por conta da doença, depois do estado ficar 22 anos sem mortes pelo vírus.

PUBLICIDADE

A secretaria informou que as vítimas são uma menina de 4 meses de Osasco, e um menino de 9 meses da capital paulista. Os dois não tinham a faixa etária indicada para tomar a vacina.

Por questões de segurança e eficácia, as duas doses da vacina do sarampo devem ser dadas aos 12 e 15 meses de vida. Porém, no início de agosto foi determinado pelo Ministério da Saúde que a imunização pode, excepcionalmente, ser aplicada a partir dos seis meses de idade. Isso, justamente por conta do surto da doença no país.

Infelizmente, o bebê de 9 meses foi infectado pelo vírus do sarampo no meio de julho, antes da nova determinação. E a menina de 4 meses, moradora de Osasco, não poderia receber a vacina por conta da pouca idade, mesmo depois do acordo com o protocolo excepcional.

Crianças menores de 1 ano de idade representam hoje 13% do total de casos registrados no estado. Dessa forma, são considerados os mais vulneráveis a casos graves e óbitos por sarampo. Segundo a secretaria, já foram confirmados 2.457 registros da doença neste ano, sendo que cerca de 10 mil ainda estão sendo investigados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A primeira vítima que morreu por sarampo este ano foi um homem de 42 anos, que não havia sido vacinado e estava com uma condição de saúde mais fragilizada por ter feito uma cirurgia de retirada do baço.

Vale lembrar que a campanha de vacinação para pessoas de 15 a 29 anos se encerrou no último sábado (31), mas a vacina continua disponível em todos os postos de saúde e são gratuitas. Podendo ser tomada por todas as pessoas não vacinadas e bebês de 6 a 12 meses.

Entenda mais sobre o sarampo

Sarampo mata? Veja o que é, sintomas e vacina

Quem tomou vacina do sarampo há anos está suscetível à doença

Confira sete vacinas que os adultos precisam tomar

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)