Aplicativo faz teste rápido que evita cegueira em crianças

Segundo estudo, o app White Eye Detector identificou com 80% de eficiência os casos de leucocoria em crianças

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/10/2019

O Brasil tem mais de 27 mil crianças cegas e 83 mil com baixa visão, segundo estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. No entanto, segundo estudo da OMS, muitas das doenças que causam a cegueira infantil poderiam ser prevenidas, curadas ou até erradicadas. Para ajudar os pais, recentemente surgiu uma forma muito inusitada de prevenção: um aplicativo.

PUBLICIDADE

O app White Eye Detector, criado pelo professor da Universidade Baylor (Texas), Bryan Shaw, funciona como o , exame que joga luz na pupila do bebê. "Em olhos saudáveis, o reflexo da luz no olho é vermelho e contínuo. Quando aparece uma leucocoria, reflexo esbranquiçado ou descontínuo da retina, indica alguma doença congênita", explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier.

Foto: Divulgação
Aplicativo faz teste rápido que evita cegueira em crianças

O problema é que a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que pouco mais da metade dos bebês brasileiros passaram pelo teste do olhinho antes de completar o primeiro mês de vida. Veja os exames que o recém-nascido deve fazer.

Nesse contexto, aplicativo pode funcionar como uma alternativa mais acessível, pois basta realizar o download e tirar foto da sua criança. Além disso, é uma medida de confiança, pois segundo estudo divulgado na revista Science Advances, o White Eye Detector identificou com 80% de eficiência os casos de leucocoria, em mais de 50 mil fotos de 40 crianças.

Para os pesquisadores esta eficácia é maior que a do exame convencional. Isso porque a manipulação do oftalmoscópio demanda colaboração do bebê, distância adequada e controle de muitas outras variáveis. O estudo também revela que o aplicativo permite a identificação de problemas na visão na infância 15 meses antes que o diagnóstico tradicional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que é Leucocoria?

Leucocoria significa ?pupila branca? e, ela em si não é uma doença, mas é um sinal que está na hora de procurar um especialista. Isso porque pode ser um indicativo de catarata congênita ou retinoblastoma, um tumor maligno da retina que pode levar à retirada do olho ou até à morte.

Outras causas da leucocoria podem ser descolamento de retina, retinopatia da prematuridade, má formação da retina, endoftalmite, anomalia vascular da retina e tumor intraocular.

Saiba mais sobre problemas de visão em crianças

Leucocoria: tratamentos e causas
Retinoblastoma: sintomas, tratamentos e causas
Glaucoma: o que é, sintomas, tratamentos e causas