Aulas de body dão dinamismo ao treino na academia

Elas fazem uma grande diferença na saúde e forma física

POR ANA MARIA MADEIRA - ATUALIZADO EM 01/11/2016

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, academia não é mais sinônimo de puxar ferro. Hoje, existem inúmeras aulas aeróbicas, que reúnem dança, step, movimentos de luta e até técnicas orientais, as chamadas body. Body step, Body pump, Body balance, entre outras opções integram a turma de modalidades trazidas ao Brasil pela empresa Body Systems. A seguir, você descobre os benefícios de cada aula e qual delas tem mais a ver com o seu estilo.

Body jam

Aperfeiçoar a condição física com doses de relaxamento e diversão é a proposta da aula de dança que mistura ritmos latinos, funk, street, dance, techno, hip-hop e jazz durante 55 minutos de atividades. "O programa também proporciona melhora do condicionamento físico, já que os procedimentos são bem parecidos com os de uma aula de ginástica normal", diz o professor.

Os exercícios aeróbicos são executados como passos de dança: embalado por músicas que remetem ao clima de uma danceteria, o aluno queima as calorias dançando. Em uma aula, o gasto calórico médio é de 600 kcal. "A queima das gorduras, no entanto, depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico do aluno", explica Sandro. Os resultados são rápidos e eficientes.

O body jam garante melhora do condicionamento cardiovascular, desenvolvimento da coordenação motora e evolução cardio-respiratória, além de promover aumento da consciência corporal, aprimorar a qualidade de movimento e o desenvolvimento da noção de ritmo, pelo fato de trabalhar com a dança. Também queima calorias e, por ser uma aula pré-coreografada, dá segurança ao aluno, que não tem que aprender movimentos novos a cada dia; ele decora as coreografias de acordo com o seu rendimento.