Aulas de body dão dinamismo ao treino na academia

Elas fazem uma grande diferença na saúde e forma física

POR ANA MARIA MADEIRA - ATUALIZADO EM 01/11/2016

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, academia não é mais sinônimo de puxar ferro. Hoje, existem inúmeras aulas aeróbicas, que reúnem dança, step, movimentos de luta e até técnicas orientais, as chamadas body. Body step, Body pump, Body balance, entre outras opções integram a turma de modalidades trazidas ao Brasil pela empresa Body Systems. A seguir, você descobre os benefícios de cada aula e qual delas tem mais a ver com o seu estilo.

Body combat

Descarregar raivas e frustrações em um inimigo imaginário e, assim, diminuir o estresse diário. Exercícios que estimulam o alívio mental ao mesmo tempo em que movimentam o corpo são o destaque desta aula. Com utilização apenas de um par de luvas, faixa de proteção para as mãos e corda, os alunos aprendem técnicas de socos e chutes que envolvem deslocamentos e movimentos baseados em golpes de diferentes artes marciais como karatê, judô, tai-chi-chuan, kick boxing, kung-fu e tae-kon-do. Todos os movimentos são adaptados para aula de ginástica.

A aula de 60 minutos tem como diferencial o fato de os alunos aprenderem técnicas de defesa pessoal sem ter contato de luta uns com os outros. Ela queima até 750 calorias e é indicada para homens e mulheres que buscam resultados rápidos e eficientes, aliados à adrenalina estimulada pelos exercícios. É também uma alternativa menos constrangedora para alunos iniciantes, devido ao seu baixo grau de complexidade, e uma opção bastante procurada por quem já pratica algum tipo de atividade física e deseja uma aula desafiadora, que reúna movimentos intensos, explosivos e dinâmicos. O programa não tem contra-indicações pois não envolve peso, sobrecarga ou impacto. Ao contrário, ele desenvolve a coordenação motora, lateralidade e agilidade. É o aluno que controla os movimentos, respeitando seus limites e aumentando a intensidade conforme o número de aulas feitas e o domínio da coreografia.