Aulas de body dão dinamismo ao treino na academia

Elas fazem uma grande diferença na saúde e forma física

POR ANA MARIA MADEIRA - ATUALIZADO EM 01/11/2016

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, academia não é mais sinônimo de puxar ferro. Hoje, existem inúmeras aulas aeróbicas, que reúnem dança, step, movimentos de luta e até técnicas orientais, as chamadas body. Body step, Body pump, Body balance, entre outras opções integram a turma de modalidades trazidas ao Brasil pela empresa Body Systems. A seguir, você descobre os benefícios de cada aula e qual delas tem mais a ver com o seu estilo.

Body balance

Equilíbrio físico e mental dos praticantes é a principal proposta deste programa que utiliza movimentos adaptados de disciplinas orientais (Tai-chi-chuan e Ioga) e ocidentais (Pilates e Feldenkraiss). A aula combina os princípios e práticas fundamentais da Ioga e do Pilates como respiração controlada, concentração, flexibilidade e força, de modo a criar uma sessão holística que confere um estado de equilíbrio e harmonia ao corpo, mente e alma.

Com a duração de uma hora, a aula consiste em um arranjo sequencial de poses, alongamentos e equilíbrios. Diferentes posições corporais e movimentos têm alterados efeitos no sistema nervoso e nos outros sistemas do corpo. E uma sequência correta é essencial para criar uma calma energizada na mente e no corpo. A ordem destes movimentos é baseada em sequências tradicionais de Ioga. As atividades têm início com aquecimento de todos os músculos e libertação de todas as articulações. A respiração é controlada durante toda a execução dos movimentos. Em seguida há uma série pré-coreografada de alongamentos dinâmicos, equilíbrios e poses verticais, acompanhados por músicas suaves. Os movimentos do bodybalance relaxam, aumentam a força muscular sem estimular o volume dos músculos, melhoram a flexibilidade e a mobilidade, e corrigem desequilíbrios na postura, que irá melhorar à medida que os músculos das costas e abdômen se tornarem tonificados e fortalecidos.

O segredo do programa é a forma como a respiração está ligada a movimentos lentos e controlados. Em cada pose ou equilíbrio é indicada a forma como os alunos devem sincronizar seus movimentos com a respiração. Estes exercícios aumentam a consciência e melhoram a capacidade de concentração, em que cada inspiração profunda tenderá a fazer o aluno libertar-se da desordem e do estresse do dia a dia e estabelecer uma sensação de calma e bem-estar.