Decidiu correr na cidade? Vença estes 7 obstáculos

Trânsito, poluição e calçamento esburacado são só o início do desafio urbano

POR FERNANDO MENEZES - ATUALIZADO EM 09/03/2017

Vencer obstáculos é habilidade que atleta nenhum abre mão de desenvolver - seja ele profissional ou amador. No caso de quem escolheu a corrida e a cidade grande como espaço de treino, preocupações com o trânsito, a poluição e falta de locais próprios para a prática de exercícios ganham importância redobrada. "Um grupo de corrida ou um instrutor ajudam a vencer os primeiros desafios", afirma o maratonista Mário Sérgio Silva. "A troca de experiências entre os corredores contribui para que o treino na cidade renda mais e inibe o desânimo". Para fazer parte deste pelotão de elite, que não abre mão dos exercícios de jeito nenhum, fique atento ás dicas.

5. Cuidado com o trânsito

O trânsito realmente pode atrapalhar o treino se alguns cuidados não forem tomados. Correr na calçada e ter de desviar dos passantes pode ser mais cansativo, mas ainda é a opção mais segura. "Também é importante montar a rota considerando os semáforos. Fica mais fácil correr por calçadas onde o número de interrupções é menor", afirma o maratonista George Volpão, que corre em cidades há 15 anos.

No caso de quem se arrisca a correr na rua, é mais seguro correr no sentido oposto ao do tráfego. "O corredor consegue acompanhar o movimento dos veículos e tem mais chances de prevenir acidentes", explica. Outra dica importante: quando treinar com um grupo, corra em fila em vez de formar blocos ocupando uma faixa inteira ou bloqueando a via.