7 exercícios que ajudam a perder a gordura localizada

Confira as melhores estratégias para reduzir e definir o culote, a barriga, a cintura, os braços, flancos, costas e parte interna das coxas

POR BRUNA STUPPIELLO - ATUALIZADO EM 25/06/2018

É difícil encontrar alguém que não se incomode com uma gordurinha extra presente em algum lugar do corpo. Ela pode estar na barriga, culote, parte interna das coxas, cintura, braços ou costas. A boa notícia é que essa gordura localizada pode sumir, ou ao menos diminuir, com a combinação de exercícios e dieta balanceada.

Para iniciantes os exercícios com características aeróbicas são importantes, pois vão agir usando predominantemente a gordura como fonte de energia, mas devemos frisar que a gordura sai do corpo como um todo e não apenas naquela região que está sendo exercitada. "Porém, o que as pessoas querem não é só a redução de gordura, mas também a definição muscular e isso ocorre quando há menos gorduras e mais músculos. Por isso, é importante fazer também um trabalho muscular dando ênfase na região que deseja ter mais resultados estéticos", conta o personal trainer Givanildo Matias, da rede Test Trainer.

Uma estratégia tem sido muito utilizada nas atividades físicas para se obter a desejada definição muscular. "A linha de raciocínio e a ciência sugerem os treinamentos intervalados de alta intensidade que podem ser apenas aeróbicos ou combinados com o trabalho de força/resistência muscular (musculação, treinamento funcional, pilates, etc). Algo como dois minutos correndo na esteira e dois andando para o trabalho aeróbico e se quiser pode ser inserido uma série com 2 ou 3 exercícios musculares a cada ciclo desse", orienta Matias. Essa estratégia trará mais adaptações positivas no corpo e de contrapartida ainda irá contribuir muito com a queima de gordura, pois esse formato gera um débito de oxigênio e faz que o corpo fique com o metabolismo mais acelerado durante alguns minutos ou horas depois para cobrir o prejuízo. Uma observação que não pode faltar é que o praticamente já precisa estar razoavelmente bem condicionado para iniciar esse tipo de trabalho.

Por isso, listamos os melhores exercícios que podem ser feitos nas regiões onde a gordura localizada mais incomoda. Lembrando que é interessante combiná-los com os aeróbicos já mencionados.

Culote

Para esta região vale investir no aparelho de musculação cadeira abdutora. Ele tem movimentos específicos para a musculatura dos glúteos e por isso irá ajudar na diminuição do culote. Para realizar o exercício de abdução, posicione o aparelho na parte externa das pernas e gradue a carga de acordo com a sua força. Também vale realizar a abdução com caneleira. Este é o melhor exercício para o fortalecimento da região do culote.

O step também é interessante porque trabalha as musculaturas dos glúteos, posteriores da coxa e panturrilha. O agachamento também é uma boa alternativa, pois trabalha as partes internas e externas das coxas. A orientação é exercitar a região do culote de duas a três vezes por semana.