Aulas de corrida educam quem quer emagrecer e ganhar pique

Aprenda na academia os truques para ganhar fôlego

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/10/2007

Pensando na alta queima calórica, você adoraria transformar sua caminhada diária em um puxado treino de corrida. Mas bastam cinco minutinhos de um leve trote para o cansaço disparar na frente e o plano derreter junto com o suor. A solução para dar continuidade ao seu projeto é bem simples: você precisa aprender a correr. E pode separar a camiseta, porque as academias já oferecem aulas de corrida.

Quem participa dessas aulas, além de ter uma melhora no condicionamento físico, desenvolve técnicas para correr do jeito certo , ressalta Samuel Ferraz, professor da Fórmula Academia. Entre

os ensinamentos, o aluno exercita a pisada e as passadas adequadas, além de manter a postura correta. (Blinde seus joelhos e treine em paz

O ritmo da aula é agitado desde o aquecimento, que não é feito só com caminhadas. Samuel explica que os trotes começam devagar e ganham velocidade numa intensidade progressiva, durante os 15 primeiros



minutos da aula. (Entenda por que é importante alongar o corpo)

Depois do aquecimento, os aprendizes da modalidade estudam mais sobre a parte técnica do esporte e desenvolvem a capacidade física com séries baseadas em tempo ou distância. É nessa parte da aula que a velocidade aumenta, ficando entre moderada e alta. Outra variação comum nessa hora da aula é a carga do exercício , explica o professor.


Portas abertas para futuros corredores
Samuel garante que os iniciantes não têm por que se assustar com o pique da aula e podem começar a correr sem problema algum. O único cuidado antes de participar da aula é fazer uma avaliação física e um exame médico para checar se não existe nenhuma limitação à prática de exercícios aeróbios , alerta. Feito isso, é só procurar um tênis ideal para corrida e seguir as orientações do professor. (Aposte nos acessórios certos para seu treino ficar mais dinâmico)



Ele conta que cada aluno respeita o seu próprio limite, correndo na intensidade e pelo tempo que se sentir confortável, sem se basear na velocidade ou carga do colega ao lado . Mesmo a aula sendo em grupo, os alunos trabalham o condicionamento físico individualmente. (Esteiras high-tech têm TV, rádio e até exalam aromas refrescantes)

Ainda de acordo com Samuel, as aulas são ótimas recomendações justamente para quem nunca praticou corrida. Por ser um treino assistido, o aluno tem todas as orientações e correções para fazer o exercício do modo ideal.


Os resultados são bem melhores, se compararmos com uma pessoa que começa a correr sozinha, ao ar livre . (13 erros corrigidos de quem encara a academia) Os resultados notados pelos praticantes que freqüentam a aula, pelo menos, três vezes na semana, vão desde mudanças significativas na condição cardiorrespiratória até o desejado emagrecimento. Muitos alunos se surpreendem ao ver que, além de perder peso, melhoraram sua performance no esporte e se sentem mais seguro para correr, passando longe de lesões , constata o professor da Fórmula.



texto6Ds



PUBLICIDADE