Pilates ajudar a evitar incontinência urinária: veja exercícios

Especialista indica exercícios que ajudam que ajudam a fortalecer a região e a controlar o problema

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 09/10/2018

Ana Luísa Marçal Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 127.346-F/SP
especialista minha vida

A incontinência urinária acontece quando há um desequilíbrio corporal e o esfíncter relaxa de maneira involuntária, fazendo com que haja perda de urina pela uretra. Já o ato normal de urinar acontece quando, ao mesmo tempo, existe a contração da bexiga e o relaxamento do esfíncter. Desta maneira, a incontinência urinária compromete o bem-estar físico, emocional e social.

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Ela é muito mais comum em mulheres, normalmente na 5ª ou 6ª década de vida, mas também pode acometer mulheres mais jovens. Entre as suas causas, podemos destacar a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e, para isso, a técnica de pilates é ideal para fortalecê-la, trazendo de volta o controle sobre esta região.

Os exercícios estimulam o aumento do tônus muscular, levando a uma reeducação postural para correção da estática pélvica e o fortalecimento dos componentes esfincterianos (músculos que se mantêm contraídos, impedindo a saída da urina involuntariamente). A seguir, alguns exercícios do método Pilates que podem ajudar no controle da incontinência urinária:

Foto: Ana Luísa Marçal
The Hundred Modificado

The Hundred Modificado: deitada, cruze as pernas e as mantenha estendidas. Com os braços estendidos, eleve o tronco e as pernas, mantenha e balance os braços para cima e para baixo, com movimentos curtos.

Foto: Ana Luísa Marçal
Criss Cross Cruzado

Criss Cross Cruzado: deitada, coloque as mãos atrás da cabeça e levante o tronco. Depois aponte o cotovelo ao joelho oposto e vá alternando.

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Foto: Ana Luísa Marçal
Shoulder Bridge

Shoulder Bridge: deitada e com os pés apoiados, levante o quadril contraindo abdômen e glúteos, depois desça apoiando vértebra por vértebra.

Foto: Ana Luísa Marçal
Horse

Horse: sobre o barrel, com braços estendidos, pressione o aparelho com as duas pernas e abra os braços, tensionando a faixa elástica.

Foto: Ana Luísa Marçal
Leg Lowers

Leg Lowers: no reformer, prenda os pés nas cordas nas alças de pés, eleve e abaixe as pernas estendidas.