Exercícios para alongar e relaxar ombros e pescoço

Sequência de movimentos pode ser feita diariamente e ajuda a acabar com a tensão nessa parte do corpo

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 02/01/2019

Bernardo Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 3:125.811F/SP
especialista minha vida

A região que compreende os ombros e o pescoço frequentemente é acometida por dores e desconfortos. Na grande maioria das vezes isso não representa algo grave, mas em alguns casos esses sintomas podem ser persistentes, necessitando de ajuda profissional.

PUBLICIDADE

As pessoas que ficam muito tempo em frente ao computador são fortes candidatos a estes desconfortos, por causa do excesso de tempo que permanecem na mesma posição ou por causa da ergonomia ruim. Outro grupo de pessoas que sofrem bastante com isso são aqueles que realizam trabalho braçal, como, por exemplo, fazer faxina pesada, carregar peso no trabalho, manuseio de maquinário, entre outros.

Alguns exercícios são bem interessantes e visam reduzir o desconforto e melhorar o movimento dessas regiões. Os exercícios a seguir podem ser realizados diariamente e não devem reproduzir dor. Caso isso ocorra, procure ajuda de um especialista para uma avaliação.

Mobilidade do pescoço em rotação

Mobilidade do pescoço em rotação: repita o movimento para os dois lados
Mobilidade do pescoço em rotação: repita o movimento para os dois lados

Rode a cabeça passando o queixo sobre os ombros até o limite possível. Realize movimentos leves e contínuos para os dois lados.

Alongamento da musculatura do pescoço

Alongamento da musculatura do pescoço
Alongamento da musculatura do pescoço

Flexione a cabeça levando o queixo em direção ao peito e realize uma leve pressão na nuca com as mãos. Você deve sentir a sensação de esticar a região posterior do pescoço. Permaneça assim entre 20 e 30 segundos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Variação do alongamento do pescoço

Variação do alongamento do pescoço
Variação do alongamento do pescoço

Semelhante ao exercício anterior, agora é preciso sentir a sensação de esticar a musculatura do pescoço. Para isso você precisa rodar a cabeça para um dos lados, mantê-la nessa posição, levar o queixo em direção ao peito e realizar uma leve pressão com as mãos na parte posterior da cabeça.

Alongamento da musculatura entre ombro e pescoço

Alongamento da musculatura entre ombro e pescoço
Alongamento da musculatura entre ombro e pescoço

Agora você precisa inclinar a cabeça levando a ponta da orelha em direção ao ombro e realizar uma leve pressão com a mão. Você precisa sentir o lado contrário do movimento alongando.

Alongamento musculatura do ombro

Alongamento musculatura do ombro
Alongamento musculatura do ombro

Cruze um braço na frente do corpo com o cotovelo esticado. Com a mão oposta realize uma pressão adicional até sentir o alongamento da região do ombro e meio das costas. Repita com o outro braço.

Alongamento do braço

Alongamento do braço
Alongamento do braço

Leve o braço acima da cabeça com o cotovelo dobrado e a mão encostada nas costas. Com o outro braço realize uma pressão extra segurando no cotovelo do braço dobrado. A sensação sentida é de esticar o braço que está dobrado.

Alongamento do músculo peitoral

Alongamento do músculo peitoral
Alongamento do músculo peitoral

Em uma quina de parede, encoste o antebraço e as mãos na parede . Mantenha o cotovelo dobrado e rode o tronco para o lado oposto do braço que está na parede. Você precisa sentir a sensação de alongar a musculatura do peitoral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Por fim, sugiro que estes exercícios sejam realizados diariamente a fim de mantermos o bom funcionamento dos movimentos da região. Junto a isso, um trabalho de fortalecimento muscular ajudará e muito a reduzir as dores da região do ombro e o pescoço.