Imersão em água fria alivia dores musculares?

Fazer imersão em água fria ou compressa ajuda a recuperar os músculos? Especialista responde

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 02/07/2019

Pedro Vera
Educação Física - CREF 010289/PR
especialista minha vida

As atividades desportivas praticadas continuamente, no decorrer de seu calendário, são intensas e fazem com que o atleta chegue ao máximo de sua performance. Essa busca por ultrapassar seus limites pode acarretar em lesões musculares que, por mais que sejam leves, precisam de atenção.

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O método mais simples e eficaz para a recuperação rápida de lesões leves é a Crioterapia, um processo terapêutico baseado em imersão em água fria, aplicação de sprays e compressa com bolsas térmicas e gelo.

O tempo de duração da aplicação dessa técnica é, em média,:

  • Imersão da região em água fria: de 4 a 6 minutos
  • Compressa com bolsas térmicas e gelo: de 10 a 30 minutos
  • Aplicação de spray: instantâneo

Atenção: vale ressaltar que não devemos colocar o gelo direto na pele para não provocar queimaduras. Envolva-o em uma toalha ou saco plástico.

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Benefícios da imersão em água fria

A imersão em água fria possui efeitos fisiológicos rápidos: diminui a circulação de sangue local, reduz a frequência cardíaca e respiratória, e aumenta o tônus muscular.

Assim, o resultado deste processo envolve:

  • Redução das hemorragias internas
  • Diminuição do acúmulo de líquido nos tecidos lesionados
  • Alívio das dores na região machucada
  • Efeito analgésico

Devido ao controle da dor durante a recuperação do músculo e ao efeito analgésico, a imersão em água fria pós-treino possibilita ao atleta retornar mais rápido às atividades físicas, com resultados positivos no dia a dia e também a longo prazo.

Espero ter ajudado! Abraços!

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