Como fazer pilates ajuda na depressão

Fisioterapeuta mostra melhores exercícios para pessoas com ansiedade e com depressão

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 19/07/2019

Ana Luísa Marçal Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 127.346-F/SP
especialista minha vida

Já sabemos que qualquer atividade física é fundamental para a saúde no geral, afinal, ela libera hormônios de bem-estar para o nosso corpo - e com o pilates não seria diferente! O pilates promove a sensação de relaxamento ao término das atividades, sendo muito importante também para a saúde mental.

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Pode ser praticado em duas modalidades: em grupo ou individual. Independentemente da sua escolha, o aconselhado é que seja feito em um studio de pilates. Desta maneira, o aluno acaba saindo do seu ambiente doméstico, o que é recomendado por psicólogos para quadros de depressão.

Mas se não houver essa possibilidade, os exercícios em casa também são super válidos, porque aqui o importante é movimentar o corpo e liberar hormônios que promovem a sensação bem-estar, dando assim, mais disposição ao paciente.

Pilates para combater ansiedade e depressão

Quando há um histórico de depressão ou ansiedade e o aluno chega no studio com alguma dessas características mais exacerbadas, intensificamos ou reduzimos a intensidade e o tipo de exercícios. Por exemplo, quando um aluno chega mais deprimido, apático que o normal, o ideal é que realize exercícios mais intensos, que faça suar e cansar. Normalmente, desta forma, ele sai da aula se sentindo melhor e mais disposto.

Já quando o aluno é mais ansioso e chega num estado de ansiedade mais elevado, exercícios que envolvam respiração, mobilidade e flexibilidade são os mais recomendados. Afinal, promovem relaxamento, sendo capazes de diminuir a ansiedade e agitação naquele momento.

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Inspire e expire

Outro fator importante a se trabalhar nas aulas é a respiração. Pessoas com algum problema emocional tendem a respirar com a musculatura mais alta, contraindo pescoço, peito; e as respirações são mais curtas. Então, durante as aulas de pilates é importante aprender a respirar com o abdômen, sentindo encher os pulmões tranquilamente, relaxando toda essa musculatura acessória.

A respiração de forma errada fará com que você tenha dores no pescoço e ombros, de tanto tensionar essa região. Respirando calmamente durante os exercícios e da forma correta, você sentirá relaxamento e baixará o nível de ansiedade.

Sempre frisamos que o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é fundamental para a melhora total dos pacientes - seja com ansiedade ou depressão! Portanto, o pilates é um recurso que utilizamos para complementar e auxiliar o tratamento base, que é medicamentoso e psicológico.