Brasileiro treina mais de noite; será que é o horário ideal?

Pesquisa revelou qual dia e horário o brasileiro prefere treinar e especialistas explicam por que isso acontece e o melhor período do dia para se exercitar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 23/08/2019

Pesquisa realizada pelo aplicativo Freeletics revelou que os brasileiros possuem um dia preferido da semana e um horário específico para treinar. Além disso, também indicou sobre a frequência de treinos.


De acordo com o estudo feito com cerca de 2,5 milhões de usuários brasileiros, terça-feira é o dia em que os brasileiros mais treinam, com quase 900 mil treinos registrados. A segunda-feira é outra queridinha, com 847 mil sessões.

Em relação ao horário, o mais escolhido é o das 22h, em que ocorrem mais de 580 mil treinos por dia, seguido do horário das 21h e das 23h.

A pesquisa concluiu que esses períodos têm relação com opção de treino realizado por aplicativos, que não dependem da academia ou de personal trainer. Dentre os horários menos escolhidos, está o das 7h, seguido das 5h e das 6h.

Sobre a quantidade de treinos, poucos seguem a frequência mínima recomendada por médicos e especialistas (três vezes por semana). A média de dias que os usuários do app se exercita é de cerca de duas vezes por semana.

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Qual o melhor horário para treinar?

Segundo os especialistas em treino do Freeletics, Kian Missaghi e Thomas Falda, existem diferenças sim para o corpo em treinar de manhã e à noite.


"Devido ao ritmo circadiano [biológico] e à temperatura do corpo, a performance no treino pode ser melhor no fim da tarde/início da noite, do que comparado com o período da manhã. Mas o melhor horário depende muito do perfil de cada pessoa", explicam.

Por isso, para saber o melhor horário para treinar, eles recomendam ter atenção ao próprio corpo e descobrir o que funciona melhor em cada caso. Lembrando sempre de levar em consideração o ritmo e hábitos pessoais e focando em como tornar a prática de exercícios parte da rotina.

Treinar de manhã ou à noite?

Treinar de manhã pode deixar a pessoa mais disposta para o restante do dia, principalmente por conta da dose de endorfina que é liberada. Já a questão de energia também é relativa.


"Enquanto alguns se sentem mais energizados para treinar pela de manhã para performar o treino com mais qualidade, outros, não têm tanta disposição nessa hora e preferem usar o exercício para aliviar o estresse do dia", comentam Missaghi e Falda.

Além disso, é de manhã que é possível que ocorra o efeito "afterburn", característico de exercícios de alta intensidade (HIIT) como o de Freeletics, chamado também de "efeito de queima de gordura prolongado".

Já sobre treinar de noite, alguns acreditam que pode atrapalhar o sono, entretanto o que acontece é que a alta temperatura do corpo, juntamente com a frequência cardíaca elevada podem fazer com que a pessoa tenha dificuldades para dormir logo após se exercitar.

"Por isso, caso o indivíduo que treine à noite perceba dificuldades para dormir, o ideal é trocar o horário do treino para, ao menos, cerca de 3 a 4 horas antes de ir para a cama", orientam.

Quantas vezes devo treinar por semana?

Segundo Kian Missaghi e Thomas Falda, para a maioria das pessoas, a frequência ideal é de cerca de 3 vezes por semana, que é o tempo se recuperar e otimizar a adaptação ao treino


Isso porque quando você treina, o corpo fica cansado e precisa se recuperar para conseguir se adaptar ao mesmo estímulo de treinamento. Só que depois de um tempo, a adaptação cessa e você não se beneficia mais dela.

Por isso não pode ser muito e nem pouco. Porque exercitando-se de forma mais frequente, pode não haver a recuperação total do treino anterior, mas treinando com menos frequência pode-se perder parte da adaptação do treino antes da próxima sessão.

Para atletas mais avançados, a frequência ideal acaba sendo maior, pois eles não progridem o suficiente fazendo exercícios "apenas" 3 vezes por semana.

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