Bebê fazendo flexão? Veja os melhores exercícios para bebês

Especialista comenta os efeitos das atividades físicas em bebês e aponta os melhores

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/09/2019

A foto de um bebê fazendo flexão viralizou na internet, publicada pela rede social Reddit. O usuário, identificado como @trentluv6, revelou sua surpresa ao ver o filho de 8 meses imitando a mãe. Veja:

PUBLICIDADE
Bebê pode fazer exercícios físico? - Créditos: Reprodução/Reddit
Bebê pode fazer exercícios físico? - Créditos: Reprodução/Reddit

"Minha esposa faz flexões pela casa e hoje eu chego do trabalho e encontro meu filho fazendo isto", disse ele na legenda. Entenda se isso é normal, se pode acontecer mesmo e quais o exercícios para bebês mais indicados, principalmente nos primeiros anos de vida.

Bebê pode fazer exercício?

Pode até parecer mentira, mas, segundo Adriana Borella, especialista de Educação Física e gerente dos programas Baby, Kids e Teen da Cia Athletica Kansas, o bebê tem sim condições de ter feito a flexão sozinho.


"Com 8 meses, o bebê está numa fase em que ele imita os pais mesmo e não tem problema nenhum no desenvolvimento", aponta ela.

De acordo com a profissional, como não há nenhuma sobrecarga, além do peso do bebê, e o fato dele não estar sendo obrigado a fazer, não há perigo. "Ele também não deve ter feito um monte de repetições, até porque nem conseguiria", explica.

Exercícios para bebês

As atividades indicadas para os bebês de 6 meses a aproximadamente 2 anos de idade são aquelas feitas com prazer, por livre espontânea vontade e que desenvolvam as habilidades motoras básicas: correr, saltar, equilibrar, subir, descer.


"Isso porque essas atividades aumentam o repertório motor da criança, para futuramente ela ter coordenação e agilidade", diz Adriana, especialista em fisiologia do exercício. Os exercícios mais indicados são a psicomotricidade e a natação.

Segundo Eric Montagnana, gerente da Cia Athletica Granja Vianna, elas são recomendadas porque exploram o desenvolvimento das capacidades motoras que estão sendo desenvolvidas.

"A psicomotricidade, por exemplo, traz os movimentos básicos na qual o bebê já está desenvolvendo naturalmente, através de circuitos e muita exploração, o desenvolvimento destas capacidades", explica.

Além disso, nessa idade, a criança ainda não obedece e não codifica regras, portanto, esse exercício oferece os materiais e a criança explora do jeito que ela quer. Dessa forma, também ajuda no aprimoramento intelectual e social, à medida que o bebê faz atividades em grupo, estando inserido no contexto de coletividade.

Já a natação também ajuda a adaptação da criança ao meio líquido, a se balançar, controla a própria respiração, ter equilíbrio, sustentação e outras habilidades. Posteriormente, com mais idade, aprende a sobreviver na piscina, mergulhar, se deslocar, girar e saltar.

Atividades físicas para criança

Conheça os benefícios da atividade física para crianças e adolescentes

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Atividade física na infância previne depressão na fase adulta

Musculação na infância: veja mitos e verdades