7 motivos para você começar a praticar yoga hoje

A modalidade é capaz de proporcionar ótimos benefícios ao corpo e mente do praticante

POR HELOISA FREITAS - PUBLICADO EM 05/11/2019

O yoga não é apenas uma atividade física, mas sim uma filosofia de vida. Sua prática é bastante antiga, capaz de promover o autoconhecimento do praticamente e, consequemente, ser o responsável por proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida. Confira abaixo 7 bons motivos pelos quais você deveria começar a praticar yoga hoje:

PUBLICIDADE

1. Indicado para todas as pessoas

Diferente de algumas práticas, o yoga pode e é recomendado para todas as pessoas. Karla Duarte, professora de yoga, diz acreditar que todo mundo deveria praticar yoga. Isso porque, a modalidade não se restringe apenas à reprodução das posturas físicas e pode facilmente ser adaptada para qualquer pessoa praticante.

2. Pode ser praticado em qualquer lugar

Seja na praia, no campo, em casa ou no parque. O yoga pode ser praticado em qualquer lugar. Basta conhecer os asanas e os pranayamas, que são as posturas e as respirações, respectivamente, esticar o seu mat yoga ou sua toalha e aproveitar os benefícios da yoga.

3. Diminui a ansiedade

Um dos principais sintomas da ansiedade, é a sensação de falta de controle sobre si. Praticando o yoga, você irá aprender a controlar sua mente e o seu corpo. Através de técnicas respiratórias, corporais e meditativas, o exercício promove uma maior conexão com quem se é, trazendo o autocontrole, ferramenta essencial no controle da ansiedade.

4. Melhora a postura e alivia dor nas costas

Especialista em ortopedia e patologias da coluna vertebral, Michel Kanas explica que de fato o yoga melhora a postura, pois evita sobrecarga tanto da coluna cervical como lombar, e das articulações. Os alongamentos e a correta execução dos movimentos são os principais fatores que contribuem para melhora na coluna, reduzindo dor nas costas e lordose.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5. Deixa os músculos fortes

Algumas posturas mais isométricas exigem maior contração muscular e, consequentemente, aumentam a força, flexibilidade e definem os músculos. Sendo assim, com as aulas o praticante passe a ganhar maior consciência corporal.

6. Diminui sintomas de fibromialgia

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Oregon Health & Science University (EUA) comprovou que o yoga reduz sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia. A condição afeta predominantemente mulheres e se caracteriza por dores crônicas e fadiga. Desta forma, seus sintomas mais frequentes são: rigidez muscular, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e desconfortos gastrointestinais.

7. Emagrece

Praticar yoga é indicado não somente para fortalecer e tonificar os músculos, mas também ajuda na redução de peso. As aulas podem resultar em uma queima de mais de 200 calorias. Já no Power Yoga, é possível perder ainda mais calorias, pois a prática trabalha com movimentos e respirações mais fortes.

Mais sobre Yoga

Conheça quais são os tipos de yoga

9 famosos que praticam yoga

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Acro Yoga é indicado para fortalecimento dos músculos