Bursite no quadril: o que é e sua relação com o sedentarismo

Entenda como acontece a dor no quadril e como evitar sentir o desconforto

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 06/02/2020

Ana Luísa Marçal Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 127.346-F/SP
especialista minha vida

Apesar da sua praticidade, alguns esportes como a corrida exige alguns cuidados para não ocasionar lesões e outras complicações como aquela dorzinha no quadril, a bursite.

PUBLICIDADE

Ela pode acabar te impossibilitando de fazer uma série de atividades. E, pelo fato de poder ser praticada em qualquer ambiente, muitas pessoas acreditam que basta calçar o tênis e sair correndo. Mas qualquer exercício exige um preparo prévio, e o acompanhamento de um profissional.

O que é bursite de quadril

Sabe aquela dorzinha no quadril depois de praticar exercício? - Créditos: Siam.pukkato/Shutterstock
Sabe aquela dorzinha no quadril depois de praticar exercício? - Créditos: Siam.pukkato/Shutterstock

Também chamada de bursite troncatérica, a bursite no quadril costuma ser uma patologia muito comum. É uma inflamação na bursa - uma pequena bolsa de líquidos e terminações nervosas, responsáveis por proteger o atrito entre o osso e o músculo do quadril.

Ela gera uma dorzinha que aparece quase em todo corredor iniciante, ou até mesmo em corredores mais avançados, que abusa dos treinos. Começa com uma dor bastante discreta, que geralmente se inicia lentamente tanto em momentos de repouso quanto durante a movimentação.

Causas

As causas podem ser variadas. Mas ela acontece quando existe uma tensão exagerada nesta região fazendo com que a bursa inflame, causando muitas dores e até impossibilitando a prática de esportes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sair do sedentarismo direto para algumas horas de corrida, por exemplo, pode ser uma delas. Principalmente se houver excessos e erros de postura na prática.

Quem realiza muitos movimentos repetitivos no quadril ou então fica muito tempo sentado pode chegar a desenvolver a condição também.

Como evitar a bursite de quadril

E apesar de ser um problema comum, a bursite pode ser evitada com cuidados simples como: procurar profissionais para verificar as condições do seu corpo antes de sair do sedentarismo ou mesmo de começar a corrida.

Além disso, exercícios de fortalecimento direcionados ao esporte em específico, como o pilates, são algumas das atitudes que podem ajudar na prevenção da bursite. Isso porque, além de melhorar a postura, as técnicas empregadas nesta atividade trarão controle muscular e consciência corporal, minimizando os efeitos.

Dor no quadril

Tratamentos e causas da dor no quadril

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Entenda a relação entre dor no quadril e exercícios

Dor no quadril e outras 10 ligadas ao seu estado emocional