Pilates em casa: pode ou não? Veja indicação

Praticar pilates sozinho pode causar lesões; fisioterapeuta dá dicas de como fazer

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 09/03/2020

Ana Luísa Marçal Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 127.346-F/SP
especialista minha vida

Os benefícios de praticar Pilates são inúmeros, afinal, além de ser responsável por modelar o corpo, ele também aumenta a flexibilidade, a concentração, reduz o estresse, traz equilíbrio e melhora a postura.

PUBLICIDADE

Por isso, costumamos dizer que essa é umas das técnicas mais completas que existem, já que fazendo o uso dela acabamos cuidando do corpo e da mente, de maneira plena.

Além disso, o pilates é uma atividade gostosa de ser praticada e acaba atraindo pessoas de todas as idades e perfis. Mas, será que é possível fazer pilates em casa? Sim, é a resposta!

Mas como qualquer outra atividade física, ela requer cuidado e acompanhamento profissional. Isso porque um movimento errado pode ser prejudicial. Então fazer sozinho, sem experiência pode não ser uma boa opção.

Qual pilates pode ser feito em casa?

Créditos: Roman Samborskyi/Shutterstock
Créditos: Roman Samborskyi/Shutterstock

Também sempre destaco que o pilates pode ser feito de duas maneiras:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Com equipamentos (chair, barrel, reformer, cadilac), que só serão encontrados em locais próprios para a prática
  • E o pilates solo, onde ele é praticado com bolas, elásticos e através de exercícios onde usamos somente a resistência do próprio corpo.

Essa segunda modalidade pode ser praticada em casa. No entanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de realizar os exercícios de Mat Pilates. Mesmo sendo possível realizar essa técnica no conforto de seu lar, assistindo vídeo aulas na internet, é muito importante que haja uma supervisão profissional.

Ela pode ser feita com um fisioterapeuta ou educador físico, para que os benefícios sejam sentidos e as aulas atendam exatamente a necessidade de cada pessoa, respeitando os limites do corpo e fazendo progressões gradativas dos exercícios, além de corrigir e orientar a postura durante toda a execução.

Afinal, assim como outras atividades, o Pilates, se não for realizado de maneira correta e com os devidos cuidados pode acabar provocando lesões. Então fica a dica: se você não tem tempo ou prefere praticar o Pilates em casa, procure um profissional qualificado que possa te dar aulas domiciliares.

Esse profissional pode até mesmo fazer o uso de acessórios que farão com que as atividades sejam praticadas com maior segurança e dessa forma os resultados serão muito satisfatórios!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Mas se você deseja conhecer o Pilates de maneira mais completa, o ideal é visitar um studio qualificado para essa atividade, com todos os equipamentos, onde você poderá fazer exercícios tanto de solo quanto em aparelhos. Além de encontrar um ambiente ser todo preparado para a prática.

Mais benefícios do pilates

Pilates ajuda a afastar o estresse e mantém o corpo em forma

Pilates trabalha força, resistência e equilíbrio

Pilates emagrece mesmo? Veja como ter mais resultados