Como manter a boa postura sentado? Devo me preocupar 24h?

Ficar na mesma posição por muito tempo pode ser ruim; entenda como manter uma postura correta

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 10/03/2020

Ana Luísa Marçal Sampaio
Fisioterapia - CREFITO 127.346-F/SP
especialista minha vida

Antes de continuar lendo este texto, pare e avalie a sua postura. Como você está sentado agora? Faz tempo que está parado na mesma posição? Ao fim do dia você sente dores? Seu rendimento está baixo?

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Essas são algumas questões importantes antes de começarmos a falar sobre a postura ideal. Infelizmente, muitas pessoas acham que o correto é manter a espinha ereta, quase que em um ângulo de 90º. Mas o segredo da boa postura está exatamente em respeitar as curvas naturais da coluna.

O que não podemos esquecer é que ficar muito tempo em uma mesma posição é ruim, entretanto, no geral, quando nos damos conta, lá estamos nós, sentado no trabalho ou em frente a televisão por horas seguidas.

Mas, calma. Não é preciso se desesperar! Apenas lembre-se de revezar entre momentos parados e em movimento e invista sempre em uma atividade física.

Boa postura: como ter?

Créditos: Fizkes/Shutterstock
Créditos: Fizkes/Shutterstock

A atividade física é um dos fatores que o ajudará a manter a postura sempre em dia, de maneira natural. Durante uma aula de pilates, por exemplo, o aluno começa a entender que a postura é primordial para uma coluna saudável.

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Por meio de um trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, o praticante dessa atividade vai criando uma consciência corporal maior e assim o corpo começa a se alinhar progressivamente.

Esses exercícios atuam na musculatura do abdômen e das costas e promovem também maior mobilidade articular para a coluna vertebral.

Além disso, o Pilates busca oferecer o condicionamento dos músculos do tronco através de exercícios para a coluna lombar, torácica e cervical trazendo ao aluno uma consciência corporal fantástica. Para começar, anote essas técnicas e pratique agora mesmo:

  • Respiração: Utilize a respiração para soltar a tensão do corpo (inspire e solte o ar devagar)
  • Movimente-se
  • Mantenha sua a mente livre.

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