Joelho estalando: por que isso acontece? É normal?

O som de estalo ou rangido na articulação pode acontecer por diversos motivos; entenda quais são

POR PAULA SANTOS - PUBLICADO EM 15/05/2020

Sons similares a um estalo são muito comuns e podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como nas costas, dedos e braços. Normalmente, esses ruídos são percebidos ao se espreguiçar ou alongar, ainda mais após um longo período sem movimentar o corpo.

PUBLICIDADE

Nesse contexto, um dos locais que podem manifestar esse "barulho" são os joelhos, o que gera dúvidas e preocupações em muitas pessoas - especialmente aquelas que praticam exercícios físicos regularmente. Geralmente, os estalos no joelho são percebidos nas seguintes situações:

  • Ao se agachar
  • Correr
  • Caminhar
  • Descer ou subir escadas
  • Dobrar as pernas
  • Se alongar
  • Andar de bicicleta
Foto: shutterstock/Khosro
Joelho estalando: por que isso acontece? É normal?

Estalo no joelho: o que pode ser?

Os estalos, na verdade, são chamados de sons articulares e podem acontecer por diferentes motivos. Fernando Zikan, fisioterapeuta e coordenador de ensino na Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica, explica algumas possibilidades para o surgimento desse incômodo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Tensão das estruturas articulares: o som ocorre, principalmente, após o joelho ser mantido na mesma posição por muito tempo
  • Crepitações: esses sons se apresentam de maneira intensa e constante, com barulhos semelhantes a rangidos e atritos, que podem estar relacionados ao desenvolvimento de alguma doença degenerativa articular
  • Lesões: alguns tipos de lesões na cartilagem ou em ligamentos podem ser responsáveis pelo barulho e dor no joelho, muitas vezes acompanhados com uma sensação de inchaço no local, exigindo tratamento médico

Por isso, observar os sintomas associados é muito importante na hora de procurar um tratamento. De acordo com Fernando, quando o estalar ocorre de forma isolada, não aparecendo com outros sinais, como dor e inchaço, normalmente não há motivo para preocupação.

"Quando houverem sintomas frequentes, devem ser avaliadas as condições mecânicas de sobrecarga, encurtamento muscular e doenças degenerativas ósseas, que podem estar em desenvolvimento", aponta o especialista.

Joelho estalando é normal?

Se o som aparece raramente e não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não é necessário intervenção médica, podendo ser um caso pontual ou apenas falta de alongamento e exercícios. Além disso, o barulho pode ocorrer por causa da movimentação do líquido sinovial presente nos joelhos, responsável por lubrificar a articulação.

Porém, se o barulho persistir por mais tempo ou o joelho estiver dolorido, é preciso examinar o local. Desde alterações na anatomia até lesões decorrentes de exercícios ou sobrecarga, apenas um especialista pode identificar a causa e indicar o tratamento adequado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

"O exame físico é o principal elemento clínico, que, associado à história do paciente, pode determinar a necessidade ou não de uma intervenção fisioterapêutica específica", finaliza Fernando Zikan.

Confira também

Dor no joelho: o que pode ser e exercícios para aliviar

Artrose no joelho: 5 exercícios para aliviar a dor

Conheça 5 exercícios para dor no joelho para fazer em casa