Vista-se para render mais no treino

O tecido ideal faz o suor evaporar mais rápido e diminui o cansaço

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/03/2009

Gerenciamento de umidade
"Para uma prática esportiva mais saudável e segura, é importante atentar-se à manutenção da temperatura corporal durante a atividade. Tecidos que absorvem muita água e demoram mais para secar, por exemplo, acabam por alterar a temperatura do corpo, causando calafrios quando encharcam", alerta Fabiana Gutierrez, gerente de comunicação das marcas do fio LYCRA®, fio COOLMAX® e fio SUPPLEX®. A secagem rápida, portanto, garante o conforto térmico do atleta.

Pés
A importância do gerenciamento de umidade também está nos pés. Quando se caminha uma longa distancia, o suor que se acumula nos pés traz instabilidade na pisada e contribui para a formação das bolhas. Algumas tecnologias, como as meias com fio COOLMAX®, garantem um pé mais seco e, como resultado, mais segurança e conforto.

Propriocepção e compressão
A percepção do atleta em relação ao seu corpo, conhecida como propriocepção, faz com que ele tenha uma melhor precisão na execução dos movimentos. Essa percepção é aguçada pela compressão da roupa, que é uma característica dada pela quantidade de fio LYCRA® presente no tecido. Quanto maior a porcentagem do fio presente em uma bermuda, por exemplo, maior a compressão (ajuste) da peça ao corpo. "Da mesma maneira que a nutrição e a fisiologia preparam o atleta hoje, a compressão no tecido faz parte de uma tecnologia moderna", defende o médico Osmar de Oliveira, especialista em medicina esportiva.

A compressão também permite maior aplicação da força, em função da diminuição da vibração dos músculos. Um terceiro benefício é a diminuição dos micro-traumas musculares. Assim, é possível resguardar a integridade da musculatura submetida à sobrecarga do exercício e melhora na recuperação pós-esforço. A roupa certa ainda aumenta a potência muscular e retarda a fadiga.

Conforto
A maciez do tecido é outro ponto que, para quem pratica esportes, não significa apenas conforto. Imagine, por exemplo, um maratonista, que percorre longas distâncias. Se ele não utilizar peças com toque macio sua pele pode ficar irritada ou até mesmo sangrar como resultado do atrito contínuo com o tecido, machucando seu corpo.

Indo além, a quantidade de água que uma fibra absorve e retém durante a atividade física também é fator preponderante para o peso dessa roupa. O Dr. Osmar de Oliveira cita as camisetas que, antigamente, eram feitas de algodão e retinham muito o suor. Isso, segundo o médico, representava um peso extra em cada pisada que, ao final de um jogo ou competição, faria o atleta se sentir como se houvesse carregado um "caminhão de areia".

Devido a esses fatores, a tecnologia do fio SUPPLEX® é muito utilizada no esporte, exatamente porque reúne pontos decisivos para uma melhor performance esportiva. Por ser um fio leve, com toque do algodão - mas que, diferente da fibra natural, promove alta respirabilidade - esse fio inteligente adaptas-e a roupas funcionais, de distintos esportes. Segundo Fabiana Gutierrez, o foco do esportista é a busca contínua de uma melhor performance. "As peças usadas têm que contribuir ao máximo para esse objetivo e o fio SUPPLEX® foi criado pensando nessa necessidade", reforça Fabiana.

PUBLICIDADE