Ganhe tempo e perca a vergonha na academia do prédio

As facilidades tornam o lugar ideal para quem morre de preguiça

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 05/06/2009

Pessoas fazendo esteira - Getty Images
Monte uma seleção de músicas e esqueça os barulhos do ambiente

Ter uma academia prontinha, a menos de 200 metros de casa é mesmo um grande beneficio não é? Imagine, então, uma em que você não precise pagar mensalidade, que fique aberta o tempo todo e que esteja sempre cheia de pessoas conhecidas? Pois há quem tenha todas essas vantagens e, mesmo assim, não mexa um dedo para entrar em forma.

A academia do seu prédio oferece tudo isso e, se bobear, você não passa nem perto dela. "Meu prédio tem uma academia bem equipada, porém está sempre cheia de adolescentes que fazem uma bagunça enorme. Eu não consigo malhar com o barulho que eles fazem", diz a farmacêutica Barbara Carbonaro. O problema é pequeno, mas serve como desculpa para muita gente desistir de treinar (ou procurar um local diferente). Mas com as dicas do especialista Ivaldo Lorentis, da equipe MinhaVida, você vai transformar esse espaço de ginástica em um local perfeito.

Escolha o horário ideal
Toda academia tem um horário de rush, e a do seu prédio não é diferente. Se você não anda frequentando porque acha que ela está muito lotada, o melhor é escolher um horário diferente para a prática do treino (afinal, ela fica apenas alguns degraus de distância). "Na academia cheia, o treino não rende. A distração aumenta e ainda é preciso ficar esperando a liberação de um equipamento. O intervalo entre um exercício e outro cresce, comprometendo os resultados", afirma o personal trainer Ivaldo Larentis.

Contrate um personal
Já que os equipamentos estão a sua disposição, que tal contratar um personal trainer? Ele pode te ajudar na realização dos exercícios e alavancar seu pique. Outra dica é conversar com pessoas do seu condomínio que também estão com vontade de treinar. Dá para dividir o treino com uma ou duas amigas, fazendo com que o plano fique mais barato e ainda conferindo mais ânimo para os dias que enfrentar a academia parece fora de cogitação.

Não caia na rotina
Não é porque essa academia não apresenta aulas diferentes que você precisa passar o tempo só na esteira. Explore os aparelhos de musculação e os aeróbicos, alternando os estímulos e a ordem do treino.

PUBLICIDADE

Convide seu vizinho
Está com preguiça de sair da cama e enfrentar academia? Dentro do condomínio fica mais fácil encontrar uma companhia que incentive o treinamento. E não vale falar que não têm amigas no prédio. Com certeza tem uma pessoa só esperando seu convide para embarcar nas aulas. "Já é comprovado que treinar junto com um amigo é mais motivante. Todos os alunos buscam alguém para fazer companhia", diz o personal.

Deixe a vergonha de lado
O problema é a vergonha dos vizinhos e dos amigos de prédio? Então é hora de deixá-la de lado. Coloque uma roupa que te deixa à vontade e comece devagar. Que tal dar uma passadinha na academia só para observar? Assim você vai perceber que não é a única pessoa que está precisando suar a camisa.

Leve sua trilha sonora
O barulho, às vezes, chega a incomodar dentro das academias, não apenas no salão de ginástica do seu prédio. Mas, se essa é a razão para que você não frequente o ambiente. Monte uma seleção de músicas e esqueça os chatos conversando ou a música que embalava seus pais na adolescência.