Entre na farra já com um menu ultra-energético

Alimentos ricos em potássio ajudam a manter o pique e evitam a ressaca

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 08/02/2007

Faça chuva ou faça sol, o saldo dos quatro dias de folia é um só: muito cansaço e uma enciclopédia de aventuras para relembrar -- até, claro, que chegue o próximo esquindô-esquindô. Mas uma coisa é entregar os pontos depois de quase uma semana de sacolejos ininterruptos. E outra bem diferente é zerar o pique em pleno meio de festa.Para que isso não aconteça e você agüente firme essa gincana, sem se cansar no meio da noite ou passar mal entre uma requebrada e outra, conte com uma alimentação equilibrada e uma hidratação adequada. "A reposição de líquidos é muito importante (clique aqui e saiba mais sobre hidratação), pois dançando o tempo todo há muita perda de água mais ainda se a sua comemoração for ao ar livre" , explica a nutricionista Tânia Rodrigues, da consultoria nutricional RG Nutri, de São Paulo.

Recarregue a pilha
Os motores responsáveis por turbinar a produção de energia nos músculos e aumentar resistência física são os alimentos fontes de carboidratos, como pães, massas simples, arroz, batata, aveia, milho e trigo. Além de serem fonte de carboidratos complexos, quando estão na forma de grãos integrais, eles fornecem as poderosas vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, transformando-os em um verdadeiro combustível para o organismo.

Sair atrás do trio elétrico ou se esbaldar no sambódramo em jejum é expressamente proibido. "Inclua pelo menos uma fonte de carboidrato na refeição pré-folia, como por exemplo um lanche com pão integral, ou uma refeição leve com macarrão ou batata" , aconselha Tânia.

Aquele churrasco ou a feijoada vão ter que esperar. Passe longe de alimentos de difícil digestão, como carnes e gorduras em excesso. "Eles têm a digestão bastante demorada, o que exige do organismo um fluxo sangüíneo bem mais potente na região do tubo digestivo, causando sonolência, fadiga e uma baita indisposição para cair no samba" , explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella.

Mantendo o ritmo
Além dos nutrientes e da hidratação para deixar o organismo pilhado, são necessárias boas horas de descanso e preparo físico para não fazer feio no carnaval. A nutricionista Tânia Rodrigues dá um conselho: comece desde já.

"Não adianta cuidar da alimentação apenas nos dias da farra. A resistência imunológica, o equilíbrio hormonal e a manutenção do peso ideal fazem parte dos cuidados básicos à saúde, como exercícios regulares e alimentação saudável, antes, durante e depois da festa" , alerta



Moderar na ingestão de álcool (clique aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre as principais bebidas alcoólicas) também é regra básica para não passar os dias de agito em casa. O consumo em excesso leva à ressaca, com sintomas que vão desde sede e dor-de-cabeça até as náuseas.

Em um primeiro momento, o álcool provoca a retenção hídrica e depois, com o organismo se defendendo, o efeito é diurético, por isso a sensação de boca seca , explica Tânia Rodrigues. Para evitar os desconfortos da retenção de líqüidos, recomenda-se boas porções de alimentos ricos em potássio, mineral potente no contra-ataque aos efeitos do sódio, responsável pela retenção.

Basicamente, o potássio age em duas frentes: primeiro, retém o potássio perdido durante a diurese (sem ele, nosso corpo encontra dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos, ou seja, leseira á vista).

Ele ainda segura a vitamina B6 que, quando deficiente, diminui a capacidade dos rins em despachar o sódio. Boas fontes desses minerais são: salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, folhas de nabo, melancia, pepino, uva e alface.

A seguir, confira um exemplo de cardápio elaborado pela RG Nutri, sugerindo alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas de fácil digestão e boa hidratação para os dias de carnaval (clique aqui para encontrar um cardápio sob medida não só para a época de folia, mas para todo o ano).


Café-da-manhã:
Iogurte com fruta
Pão integral com queijo branco
Suco de melancia

Lanche da manhã:
Água-de-coco

Almoço:
Macarrão ao sugo
Frango grelhado
Alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura e palmito de pupunha.
Suco de uva
1 Fruta

Lanche:
Leite desnatado batido com banana, morango e aveia

Jantar:
1 sanduíche de peito de peru e queijo branco
Suco de melão
Picolé de abacaxi


Links relacionados

- Recupere-se da folia com um cardápio perfeito para o seu perfil
- Quer mesmo aproveitar a vida? Atente para a reflexão de Vicente Godinho
- Perca calorias na avenida e segure o pique com nossas receitas de sucos






PUBLICIDADE