Como combinar treino de pernas com corrida?

Veja a solução para aliar treinos de força e resistência sem lesões

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 02/05/2019

Quer aderir à corrida, mas não quer deixar de fazer treino de pernas? Cientistas da James Cook University (Austrália) parecem ter uma saída para quem deseja correr e fazer "Leg Day": corra primeiro e depois faça os exercícios para músculos inferiores, com no mínimo 12h de descanso entre tais treinos para recuperação.

PUBLICIDADE

Riscos ao sobrecarregar os músculos

Kenji Doma, um dos autores do estudo, lembra que diversas análises já têm apontado que treinos de resistência, como corrida, podem prejudicar o rendimento em treinamentos de força, como levantamento de peso e musculação para pernas. Principalmente quando estes dois tipos são realizados no mesmo dia. A combinação dos dois treinos é comumente chamada de "treino concorrente".

Se o tempo de descanso não for feito entre os treinos, há perigos no desenvolvimento da resistência. Sem este "respiro" aos músculos, o estresse ao corpo por uma típica série de resistência, como um treino de corrida de 40 a 60 minutos, pode durar dias após os exercícios. Já a recuperação completa de um treino de força, como a musculação, pode acontecer após 24 horas.

Por isso, o recomendável é sempre buscar auxílio de um profissional, como educador físico, para avaliação física e melhor aconselhamento sobre os treinos.