Posso substituir antidepressivos por exercícios físicos?

Estudo diz que atividades físicas são tão eficazes quanto remédios para ansiedade, depressão e esquizofrenia

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 03/06/2019

Parece que exercícios físicos podem ser tão positivos quanto medicamentos tradicionais para aliviar sintomas de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e esquizofrenia. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Vermont (EUA).

PUBLICIDADE

David Tomasi, professor da universidade e principal autor do estudo publicado na Science Daily, afirma que essa pode ser uma ótima notícia para quem sofre destes problemas, pois pode significar redução de internações psiquiátricas e dependência de remédios.

O estudo revela que médicos tendem a tratar primeiro o problema primário - e a atividade física não costuma ser considerada uma opção de tratamento. Porém, agora se ressalta que exercícios físicos tão eficazes e podem ser tão fundamentais quanto à intervenção farmacológica.

A pesquisa argumenta ainda que corpo e mente precisam ser tratados de forma conjunta, pois a eficácia dos antidepressivos cai com o tempo e vicia os pacientes - o que a longo prazo pode trazer mais malefícios do que benefícios.

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores construíram uma academia para 100 pacientes da unidade de psiquiatria de internação da Universidade de Vermont. Os participantes realizaram exercícios de 60 minutos e programas de reeducação alimentar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Durante o processo, foram entrevistados sobre como se sentiam em relação ao humor, autoestima e autoimagem.

Resultados

Os pacientes apresentaram:

  • Menor nível de raiva
  • Menor nível de ansiedade
  • Menor nível de depressão
  • Maior autoestima
  • Melhoria no humor em geral

Cerca de 95% dos participantes tiveram melhora de humor após a prática de exercícios. Ainda, 63% relataram se sentirem felizes ou muito felizes depois das atividades. Outro dado importante à pesquisa é que 91,8% se sentiram satisfeitos com seus corpos após os exercícios.

Atenção!

Contudo, o estudo ainda procura melhorias para que de fato se possa provar que os exercícios físicos são capazes de substituir os antidepressivos. O que se sabe são os benefícios que a prática física traz tanto ao corpo quanto à saúde mental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)