Evite lesões no joelho com 3 movimentos simples de balé

Exercícios vindos do balé podem fortalecer seus joelhos e prevenir lesões sérias

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 11/06/2019

Lesões no joelho costumam ser queixas comuns - seja de quem pratica atividade física ou não. Existem diversos movimentos para fortalecer essa região do corpo e evitar que você perca sua mobilidade. E o balé pode ser um grande aliado nisso.

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Dançarina profissional do Dance Theatre of Harlem, Daphne Lee mostra três movimentos inspirados no balé que são ótimos para evitar lesões no joelho - e fáceis de fazer até mesmo em casa.

1. Levantamento de pernas paralelas

Imagem: Health.com

  • Deite-se com as costas apoiadas ao chão (de preferência em um colchonete ou tapete)
  • Mantenha os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas
  • Lentamente, levante a perna da esquerda até um ângulo aproximado de 90º
  • Traga a perna de volta
  • Repita o exercício com a perna direita

2. Levantamento lateral de pernas

Imagem: Health.com

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  • Deite-se do lado esquerdo
  • Mantenha o braço esquerdo estendido ao chão, com a cabeça sobre ele
  • Deixe sua perna esquerda dobrada para trás
  • Coloque o braço direito próximo ao tórax, mas apoiando-o ao chão, tapete ou colchonete
  • Com a perna direita esticada, levante-a devagar para cima e para baixo
  • Depois de algumas repetições, repita todo o processo do lado oposto

3. Estabilização do joelho

Imagem: Health.com

  • Fique de pé
  • Mantenha sua perna direita no chão, com uma leve flexionada no joelho
  • Eleve sua perna esquerda para trás, dobrando o joelho (como se estivesse prestes a correr)
  • Incline-se ligeiramente para frente, com o braço esquerdo dobrado
  • Repita todo o processo com a mesma perna por duas vezes
  • Depois, alterne para a outra perna