Faltar à academia realmente me faz perder músculos?

Estudo revela que não necessariamente - tudo isso graças à memória muscular. Entenda melhor sobre.

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 12/06/2019

Muitos acreditam que, se você para de ir à academia, os músculos se enfraquecem e todo aquele esforço para ganhar massa muscular será em vão. Mas uma nova pesquisa desmascara este mito, mostrando que a "memória muscular" é mais poderosa do que pensávamos.

PUBLICIDADE

Publicado na revista Frontiers in Physiology, um estudo da Universidade de Massachusetts (Inglaterra) revela que músculos fortificados durante a adolescência podem se manter por anos, apesar de longos períodos sem treinamento.

Isso acontece devido aos centros de controle de células (núcleos), que obtemos na juventude e permitem com que músculos se tornem maiores em um ritmo mais rápido quando exercitados novamente - mesmo depois das células musculares encolherem com o desuso.

Esses núcleos são conhecidos como mionúcleos, o que os cientistas identificaram como responsáveis pela memória muscular - mesmo com estudos anteriores apontando que o número de mionúcleos diminui após o desuso muscular.

"Em outras palavras, a frase 'use ou perca' pode ser mais precisamente articulada como 'use ou perca, até que você trabalhe de novo'", diz Lawrence Schwartz, professor de biologia e co-autor da pesquisa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)