Teste: como anda a sua resistência física?

Prática de exercícios físicos melhora o fôlego e fortalece o coração

POR ANDRESSA BASILIO - PUBLICADO EM 15/07/2010

Você vive cansado, dorme mal, fica doente com frequência e falta pique até para subir dois lances de escada? Este é seu corpo dando o pisca-alerta faz tempo de que precisa de exercícios físicos para recuperar a resistência física. É a prática regular de atividades que nos dá o condicionamento físico adequado. O coração ganha mais força para trabalhar, a pressão sanguínea estabiliza e ganhamos fôlego.

Além da melhoria do sistema cardiovascular, há uma série de benefícios que mexer o corpo faz para o organismo. "O exercício físico é importante tanto para prevenir como para auxiliar o tratamento de doenças como obesidade, depressão, diabetes, câncer, hipertensão e doença de Alzheimer, entre outras ", explica o fisiologista do exercício da Unifesp Raul Santo de Oliveira. Está na dúvida se a sua resistência física está em baixa? Faça o teste e descubra.

1/10

Você se movimenta bastante durante o dia?

2/10

Você vai ao médico, que fica no 5º andar de um prédio, e descobre que o elevador está parado, mas que voltará a funcionar em 10 minutos. Você:

3/10

Ao subir escada, você normalmente:

4/10

Você fuma?

5/10

Como é sua alimentação?

6/10

Há casos de diabetes, hipertensão ou obesidade na sua família?

7/10

Quando você vai fazer algum tipo de esforço físico, como geralmente você se sente?

8/10

Você costuma dormir quantas horas por dia?

9/10

Normalmente ao acordar você:

10/10

Você se considera uma pessoa estressada?