Seu treino é eficaz ou só pesado?

Descubra se você está ganhando condicionamento ou detonando a saúde

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 10/11/2016

Quem começa a treinar percebe logo a diferença que o treino faz na rotina: mais disposição, corpo em forma e melhora na postura são alguns dos primeiros sinais de que os exercícios seguem no ritmo certo. A tentação, neste momento (em geral, uns três meses após o início do programa), é pegar mais pesado com o objetivo de usufruir ainda mais dos benefícios.

"O aumento da intensidade dos treinos só pode ser feito com o acompanhamento de um professor de Educação Física. Ruptura de fibras musculares, lesões articulares, bursites e tendinites são só alguns dos riscos da atividade física desmedida", afirma Carlos Henrique Costa Sapucaia, Instrutor de atividades físicas do SESCSP Belenzinho. Com a ajuda de especialistas em preparação física, o Minha Vida preparou o teste que você faz a seguir para descobrir se a carga do seu trino está adequada para um bom condicionamento ou não passa de ameaça à saúde e precisa de moderação.

Se você está em dúvida se anda abusando da academia, faça o teste e descubra se o seu treino está te condicionando ou está apenas detonando a sua saúde.

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Qual é a frequência cardíaca ideal de treino?

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O que você faz quando falta fôlego durante a corrida?

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As dores após o treino são normais?

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Como você se alimenta antes do treino?

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É melhor tomar isotônicos do que água durante o treino?

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Quanto tempo deve-se esperar entre os treinos?

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Qual é a melhor conduta quando há dor após o treino?

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Qual é a melhor maneira de se preparar antes do treino?

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Você continua a treinar mesmo se estiver muito cansado, agitado, ou até mesmo com insônia?