Posologia, dosagem e instruções de uso de Benzetacil

Acesse a bula completa

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda.

O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneizaçãodo produto.

Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e criançaspequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.

Deve-se evitar a administração em vasos sanguíneos e nervos, ou próximo a estes, uma vez que tais injeçõespodem provocar lesões neurovasculares sérias.

Antes de injetar a dose, deve-se puxar o êmbolo da seringa para trás, a fim de certificar-se de que a agulha nãoesteja em um vaso sanguíneo. Se aparecer sangue, ou qualquer alteração na cor do produto (pois nem sempre acor típica de sangue surge quando a agulha se encontra em um vaso sanguíneo), deve-se retirar a agulha e injetarem outro local. A injeção deve ser feita lentamente. Interrompa a administração se o paciente queixar-se de dorintensa no local ou se, especialmente em crianças, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa.

Devido às altas concentrações da suspensão deste produto, a agulha poderá entupir caso a administração não sejafeita de forma lenta e contínua.

POSOLOGIA

Pacientes com insuficiência renal (mau funcionamento dos rins):

É necessário ajuste de dose, segundo a função renal.

Recomendam-se, a critério médico, as seguintes dosagens:

- Infecções estreptocócicas (grupo A) do trato respiratório superior e da pele:

  • Injeção única de 300.000 a 600.000 unidades de Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) para criançasaté 27 kg.
  • Injeção única de 900.000 unidades para crianças maiores.
  • Injeção única de 1.200.000 unidades para adultos.

- Profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite:

  • Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

 

Embora a taxa de recorrência de febre reumática seja baixa, utilizando-se este procedimento, pode-se considerara administração a cada 3 semanas, caso o paciente tenha história de múltiplas recorrências, possua lesão valvargrave, ou tenha apresentado recorrência com a administração a cada 4 semanas. O médico deve avaliar osbenefícios de injeções mais frequentes contra a possibilidade de reduzir a aceitação do paciente a esteprocedimento.

Qual a dose de penicilina para sífilis?

- Sífilis primária, secundária, latente e terciária (exceto neurossífilis):

  • Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®.
  • Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeçõesde 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.
  • Sífilis congênita (pacientes assintomáticos): 50.000 U/kg de Benzetacil® em dose única para criançasmenores de 2 anos de idade e dose única ajustada de acordo com a tabela de adultos, para crianças entre 2 e 12 anos.
  • Bouba, bejel (sífilis endêmica) e pinta: injeção única de 1.200.000 unidades de Benzetacil®.

 

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Este texto foi extraído manualmente. Consulte sempre a bula original Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.