11 fatores que favorecem o envelhecimento precoce

Inflamações e estresse deixam seu corpo suscetível aos sinais da idade

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 28/09/2015

Inúmeros fatores influenciam o aspecto visual de uma pessoa, desde a dieta até os vícios e a maneira como ela lida com as suas obrigações diárias. Há ainda influências externas, como poluição, trânsito e pressão no ambiente de trabalho ou estudo. O resultado de tudo isso pode não só afetar a saúde como ainda causar o chamado envelhecimento precoce. Veja quais são os hábitos inimigos da boa aparência e como contornar os sinais da idade:

Tabagismo

Pessoas que fumam cronicamente costumam ter a pele mais grossa e amarelada, devido à impregnação das substâncias da fumaça. Linhas de expressão em volta da boca, dentes escurecidos, ponta dos dedos amareladas e olheiras profundas são algumas das consequências do tabagismo.


Além disso, a exposição à fumaça de cigarro compromete a função dos genes e altera a formação das células. Essas mudanças têm influência negativa no sistema imunológico e um forte envolvimento no processo de morte das células e produção de radicais livres. O fumo também reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce e para a formação de rugas.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.