Sete maneiras de preservar a voz no carnaval

Evitar bebidas geladas e optar por roupas largas ajuda a cuidar das cordas vocais

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 05/02/2016

No trio elétrico, no bloco de rua, nos clubes ou no sambódromo, não importa o lugar, onde há carnaval há uma multidão fazendo coro para a trilha da folia. Essas e tantas outras situações típicas do carnaval podem prejudicar - e muito - a nossa voz. Segundo a fonoaudióloga empresarial Ana Elisa Moreira, diretora executiva da consultoria Univoz, abusar mesmo que em apenas um dos dias de festa já pode desencadear problemas como rouquidão e perda de voz.

Os excessos ou o mal uso vocal - falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz - podem sobrecarregar as cordas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz ou perda dela por alguns dias. "A corda vocal incha, perde a mobilidade e fica impedida de vibrar e produzir a voz", conta Ana Elisa.

Fique atento as nossas dicas e veja como não perder a voz mesmo festejando em ambientes e ruas com muito barulho.

Hidrate-se

Beber água é importante não só para manter nosso corpo funcionando a todo o vapor durante a folia, mas também é essencial para a saúde da nossa voz. Segundo a fonoaudióloga Ana Elisa, quando as cordas vocais não estão hidratadas elas encostam uma na outra ao vibrarem para produzir a fala, e isso gera um atrito que vai prejudicar o movimento das cordas vocais e consequentemente a fala.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.