Efeito sanfona favorece diabetes, gordura no fígado e muitos outros problemas

Não é só a autoestima que fica prejudicada, entenda como o organismo sofre com a oscilação de peso

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 19/09/2016

Segundo dados inéditos da pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde, aproximadamente 51% da população adulta está acima do peso ideal - sendo que 17% dos brasileiros são acometidos pela obesidade. Desse percentual, boa parte pode estar enquadrada no chamado efeito sanfona, que é o famoso emagrece-engorda-emagrece. A endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica que o efeito sanfona acontece quando há uma variação mair que 1 kg por semana. Também podemos considerar parte desse fenômeno aquela pessoa que sofreu oscilações de peso iguais ou maiores do que 4 kg em um determinado período.

É sabido que a obesidade pode causar diversos prejuízos ao nosso organismo - mas pouco se fala dos malefícios causados pela oscilação de números na balança. Conversamos com especialistas e descobrimos os problemas da retomada de peso e os riscos de fazer dietas sem o acompanhamento de um profissional:

Alterações metabólicas

Quando uma pessoa perde peso muito rápido, mecanismos hormonais são ativados, que sinalizam ao cérebro que a pessoa está passando fome, além de estimularem a redução do metabolismo como forma de poupar energia. "Quando acontece o ganho de peso após uma dieta muito restrita, o corpo ainda mantém o metabolismo mais lento, como se estivesse se preparando para um outro período em que 'vai passar mais fome'", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além disso, quando acontece o aumento de peso, geralmente a pessoa ganha mais peso do que antes de ter começado a dieta, pelo mesmo mecanismo cerebral que fica se preparando para outro período de "passar mais fome". Segundo a especialista, o cérebro após o efeito sanfona passa a ignorar os sinais de saciedade que vem do tecido adiposo, como forma de proteção.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.