Acerte na escolha dos óculos de sol e proteja sua saúde

Bloqueio contra raios UV e tratamento antirreflexo deixam os olhos seguros

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 09/12/2016

Considerado um acessório estético, os óculos de sol são essenciais para proteger os seus olhos contra a ação dos raios solares. "A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares que podem resultar na perda total da visão", diz o oftalmologista Virgílio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo. Mas não pense que o preço é garantia de qualidade - os óculos precisam atender a uma série de categorias para serem considerados ideais aos seus olhos e sua saúde. Confira aqui o que levar em conta na hora de escolher o seu óculos novo:

Proteção UVA e UVB

"A utilização de óculos de sol cujas lentes não ofereçam proteção adequada são considerados mais perigosos do que simplesmente não usá-los", afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo. Ele explica que nossos olhos têm mecanismos de defesa naturais, que são acionados quando entramos em contato com a luz do sol - entretanto, esse processo é inibido pela escuridão proporcionada pelas lentes. O resultado não é difícil de adivinhar: em vez de a pupila automaticamente se fechar por conta da luminosidade (quem nunca se viu obrigado a fechar os olhos quando saiu ao sol?), ela mantém dilatada por causa das lentes escuras. "A reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol, e se as lentes não protegem, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nada", completa.

As doenças oculares mais associadas à exposição solar são catarata e degeneração da retina. Para saber se os óculos que você comprou são adequados, verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB na embalagem, lente ou etiqueta.

Os óculos de sol no Brasil hoje devem estar acompanhados de uma certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica), indicando que aquele produto oferece a proteção contra os raios solares. Isso vai garantir não só que seus óculos de sol têm proteção UVA e UVB, mas que foi analisado para outros parâmetros, como características das lentes e determinação do grau e eixo das lentes. Caso não encontre essa informação nos óculos, converse com o vendedor e peça algum tipo de manual do produto ou comprovante.


Para quem usa lentes de contato, vale o mesmo cuidado. Além de investir em óculos de sol certificados, é importante escolher lentes de contato gelatinosas com proteção contra os raios ultravioleta. Para uma proteção completa, portanto, o ideal é contar com este tipo de lente de contato, óculos e também um chapéu de sol.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.