Acerte na escolha dos óculos de sol e proteja sua saúde

Bloqueio contra raios UV e tratamento antirreflexo deixam os olhos seguros

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 09/12/2016

Considerado um acessório estético, os óculos de sol são essenciais para proteger os seus olhos contra a ação dos raios solares. "A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares que podem resultar na perda total da visão", diz o oftalmologista Virgílio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo. Mas não pense que o preço é garantia de qualidade - os óculos precisam atender a uma série de categorias para serem considerados ideais aos seus olhos e sua saúde. Confira aqui o que levar em conta na hora de escolher o seu óculos novo:

Cor adequada

A cor das lentes também está relacionada à redução de problemas como enxaquecas e fotofobia. "Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente - como verde, cinza, âmbar e marrom - são as melhores indicações", explica o oftalmologista Virgílio.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), as lentes verdes são mais indicadas para os idosos por realçar o contraste da visão, enquanto as lentes cinza são mais indicadas para quem tem astigmatismo, por reduzirem o brilho sem distorção da cor. As lentes amareladas realçam a visão noturna, sendo mais indicadas para uso ao entardecer. Por fim as lentes púrpuras são recomendadas para atividades em contato com a natureza, pois ela realça o contraste do azul e do verde.

Mas fique atento: cada pessoa se adapta melhor a uma determinada cor de lente. Para alguns, as cores mais escuras podem gerar tontura ou dor de cabeça em algumas pessoas, enquanto outras se sentem mal com lentes amarelas, por exemplo. Vale testar e escolher a que lhe deixa mais confortável.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.