99% das pessoas têm comportamentos de risco ao usar lentes de contato

Pesquisa também destaca que maus hábitos aumentam em cinco vezes ou mais o risco de infecções nos olhos

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 25/07/2016

Mais de 99% dos usuários de lentes de contato nos Estados Unidos têm comportamentos de risco que favorecem infecções nos olhos. É o que aponta um levantamento do Centro para Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos.

Os erros mais comuns observados foram:
-82% usaram as lentes de contato por mais tempo do que o recomendado;
-55% adicionaram uma nova solução em cima da antiga que já estava no estojo da lente ao invés de esvaziar o local e depois adicionar a nova solução;
-50% relataram já ter usado as lentes de contato enquanto dormiam.

Em estudos anteriores foi demonstrado que cada um destes comportamentos aumentam em cinco vezes ou mais o risco de infecções nos olhos.

Cerca de um terço dos usuários de lentes de contato relatou ter ido ao médico por estarem com os olhos vermelhos ou doloridos devido ao uso das lentes.

A seguir veja quais os sete cuidados essenciais que é preciso ter com as lentes de contato:

Como colocar e tirar a lente de contato

É fundamental saber retirar e colocar as lentes adequadamente, evitando infecções ou problemas como colocar a lente no olho errado ou invertida. Dessa forma, antes de mais nada é preciso higienizar as mãos e escolher começar a colocar ou retirar sempre pelo mesmo lado (direito ou esquerdo).

Ao colocar a lente, observe se elas não estão invertidas. Para isso, encaixe a lente na ponta do dedo e coloque na direção da luz - se as bordas ficarem "viradas" para o lado de fora, a lente está invertida. Algumas lentes possuem os números 123 escritos, para que você possa perceber quando estão invertidas. Dessa forma, ao segurar a lente contra a luz, os números devem estar na sequência correta.

Após essa verificação, já é possível colocar a lente. Segure cuidadosamente a pálpebra superior para que você não pisque. Então, puxe cuidadosamente para baixo sua pálpebra inferior com dedos da mão que está com a lente. Direcione o dedo com a lente de contato para os olhos e encaixe no lugar - se tiver dificuldade, olhar para cima pode ajudar. Uma vez que as lentes estão no lugar, solte as pálpebras e feche os olhos por um momento. Isso ajuda as lentes de contato a se ajustarem.

Para retirar as lentes de contato, o processo é bem parecido: após higienizar as mãos e escolher o lado, olhe para cima e puxe sua pálpebra inferior com o dedo do meio. Então, encoste o dedo indicador na borda da lente e deslize para baixo, na parte branca do seu olho. Segure a lente com seu indicador e o polegar para removê-la.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.