Sete vantagens de usar camisinha feminina

Ela oferece maior proteção contra DST e estimula o prazer sexual da mulher

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 17/10/2016

Nos últimos anos a mulher conquistou seu espaço na sociedade e diversas liberdades, principalmente a sexual. Uma prova dessa emancipação é o uso da camisinha feminina. "O método é uma alternativa tão eficaz para prevenir DSTs ou uma gravidez indesejada quanto à camisinha masculina", afirma a ginecologista Daniela Gouveia, do Femme Laboratório da Mulher.


Apesar de existir desde os anos 1980, a camisinha feminina dificilmente é encontrada em farmácias, além de ter um preço mais elevado que a versão masculina. Entretanto, o preservativo já é distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrados nos postos de saúde.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde constatou que aproximadamente 90% das mulheres sexualmente ativas no país conhecem ou já ouviram falar da camisinha feminina - mas seu uso ainda gera dúvidas e medo de desconforto entre as mulheres. Quer saber mais sobre o preservativo? Tire agora suas dúvidas:

Mais resistente

A camisinha feminina é feita de poliuretano, um material mais resistente que o látex, por isso é mais difícil rompê-la. Sendo mais resistente, a camisinha feminina oferece também mais segurança contra gravidez - a eficácia é de 90% a 95%. "Além disso, caso a pessoa não retire o ar da camisinha masculina antes de colocá-la, os riscos de estourar aumentam, situação que não acontece com a feminina", explica o ginecologista Rogério Leão, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.


"É um dos métodos contraceptivos mais eficientes, que se usado corretamente tem chances de falha próximas a zero", explica a ginecologista Daniela. Para todos os efeitos, os especialistas recomendam verificar a data de validade do produto, se não há furos na embalagem, se a marca tem selo de confiança e abrir corretamente para não danificar

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.