Saiba com qual frequência você deve trocar esses itens domésticos

Respeitar o tempo de utilidade dos itens pessoais é fundamental para evitar contaminações

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/04/2017

Escovas de dente

O ideal é que a substituição da escova de dentes aconteça sempre que as cerdas estiverem tortas e amassadas, ou até no máximo três meses de uso. Esta troca é fundamental, pois na medida em que a escova é utilizada, as cerdas sofrem o processo de fadiga e deixam de realizar a sua atividade com eficiência. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou doença contagiosa, para diminuir o risco de nova infecção através dos germes que aderem às cerdas.

PUBLICIDADE

Roupas de cama

Roupas de cama devem ser trocadas de uma a duas vezes por semana. Isso porque quando ficam muito tempo sem serem lavados, os lençóis, travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo Elza Yamada, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra.

Toalhas de mão

No caso das toalhas de rosto, o ideal é trocar diariamente ou sempre que estiver muito molhada ou que impossibilitem a limpeza correta. Eduque as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas, lugar de lavar o rosto é no banheiro e usando a toalha de banho.


Toalha de banho

A toalha de banho precisa ser trocadas de uma a duas vezes por semana. Quando a toalha fica muito tempo sem ser lavada e sempre molhada, a chance de acumular fungos e bactérias é enorme. Com isso, podem surgir problemas na pele, cabelos e até nas partes íntimas. Além disso, estenda a toalha sempre depois de usar para não acumular impurezas.

Lâminas de depilação e barbear

O tempo de validade de uma lâmina é individual. "O ideal é trocá-la quando perder o corte ou ficar enferrujada, para evitar lesões e infecções", afirma Caroline Cividanes. Para prolongar a sua duração, a especialista sugere secá-la sempre após o uso e guardar em um local seco e arejado. Nada de deixá-la no box do banheiro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Esponja de pia

Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto que vira foco de bactérias na cozinha. Por isso precisa ser trocada e higienizada semanalmente. A melhor forma de fazer a higienização da esponja é lava-la em água corrente, em seguida colocá-la em água fervente por até cinco minutos. Feito esse processo, basta guardá-la em local seco. É importante lembrar que a esponja precisa ser descartada definitivamente quando você perceber que a sujeira não sai mais ou quando ela começar a se desmanchar.

Pano de pia

Os panos de pia precisam ser trocados semanalmente para evitar o acúmulo de sujeiras. O motivo é que além de servir para secar a louça, eles também são usados para secar as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha. Uma delas, exclusiva para as louças e utensílios.

Capa de sofá

O sofá também é um local de grande acúmulo de impurezas. Afinal quando chegamos da rua, trazemos conosco poeira, poluição e suor. Quando sentamos no sofá essa "bagagem" que trouxemos da rua entra em contato com o tecido. Caso e higienização não seja feita, pode haver um acúmulo de impurezas. Por isso, o ideal é que as capas de sofá sejam trocadas semanalmente. Assim será possível manter a saúde e o conforto do lar.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.